Geografia do esporte e do turismo: o que se aprende em sala de aula?

  • Jaiterson Santos de Oliveira
  • Leomar Tiradentes
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Turismo e Esporte, Geografia Humana

Resumo

O ensino de Geografia no Brasil vem se caracterizando por buscar novas opções temáticas que possibilite um maior contato entre os alunos e sua realidade. Nesse processo, novos conteúdos são agregados à ciência geográfica como, por exemplo, o esporte e o turismo. Compreendendo a Geografia como uma ciência de muitos olhares e vários focos, o presente artigo tem como objetivo discutir com os professores do Ensino Médio brasileiro, a importância do esporte e do turismo como atividades geográficas de caráter socioeconômico, cultural e ambiental que interagem e interferem em toda a dinâmica local, nacional e internacional. Trata-se de uma pesquisa geográfica que possibilita o aprofundamento do tema para o ensino de referida ciência. Quanto à natureza do estudo, a presente pesquisa apresenta um caráter qualitativo-quantitativo e de natureza exploratória, devido à escassez de dados e à necessidade de se reconhecer as práticas do esporte e do turismo como parte da ciência geográfica. Conclui-se que essas duas temáticas são exemplos como a transversalidade dialoga com a ciência geográfica contribuindo com o ensino e com a aprendizagem dos alunos devido às suas interações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, J. V. Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 1992.

ALTMANN, H. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015. 176p.

BECKER, E. L. S. Geografia e Turismo: Uma Introdução ao Estudo de suas Relações. Revista Rosa dos Ventos, 6(I), jan-mar, pp. 52-65, 2014.

BETTI, M. Educação Física e Sociedade: a Educação Física na escola brasileira de primeiro e segundo graus. São Paulo: Movimento, 1991.

BRASIL, Ministério do Turismo. Economia do turismo cresce no Brasil. 2014. Disponível em http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/2199-economia-do-turismo-cresce-no-brasil.html Acesso em: 22 fev. 2018.

CASTELLANI FILHO, L. Afinal, Esporte ou Desporto? 2010. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/afinal-esporte-ou-desporto/>. Acessado em :25 de outubro de 2017.

CASTROGIOVANNI, A. C. Turismo: propostas para um saber-fazer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

COOPER, C. et al. Turismo: Princípios e Práticas. São Paulo: ARTMED, 2007.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ed. Ática, 1995.

COSTA, L. P. Educação Física e esportes não formais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S. A; 1988.

CRUZ, R. C. A. Introdução à geografia do turismo. São Paulo: ROCA, 2001.

DIAS, R. Introdução ao Turismo. São Paulo: ATLAS, 2005.

DIEM, C. História de Los Esportes. Vol. I, Barcelona: Luis de Caralt, 1966.

KUPFER, M. C. Freud e a Educação – O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1995.

LYRA FILHO, J. Introdução à sociologia dos desportos. Rio de Janeiro: Editora Bloch, 1973.

MARTINS, C. J; ALTMANN, H. Características do esporte moderno segundo Elias e Dunning. 10° Simpósio Internacional Processo Civilizador. Abr. 2007 Disponível em: http://www.uel.br/grupoestudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Artigos_PDF/C arlos_J_Martins.pdf. Acesso em 12. Nov. 2017.

MASCARENHAS, G. Geografia do esporte. In: COSTA, L. Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, Educação Física e atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. p. 719. Disponível em: <http://www.confef.org.br/arquivos/atlas/atlas.pdf> Acesso em: 08 nov. 2017.

MASCARENHAS, G. de J., À Geografia dos Esportes: uma introdução. Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Universidade de Barcelona Nº 35, 1 de março de 1999.

MELO, M. P. Esporte e dominação burguesa no século XXI: a agenda dos Organismos Internacionais e sua incidência nas políticas de esportes no Brasil de hoje. Tese (Doutorado). Escola de Serviço Social: UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.

MONTEJANO, J. M. Estrutura do mercado turístico. 2ª ed. São Paulo: ROCA, 2001.

OLIVEIRA JÚNIOR. A. Prefácio do livro Turismo, espaço e estratégias de desenvolvimento local. In: PORTUGUEZ A. P.; SEABRA, G. F.; QUEIROZ O. T. M. M. (Orgs.) Turismo, espaço e estratégias de desenvolvimento local. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.

PEREIRA, L. “Esportes”. Biblioteca Educação é Cultura. Rio de Janeiro: Bloch; Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1980.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

TUBINO, M. J. G. O que é esporte, 3 ed, Editora Brasiliense, São Paulo, 2006.

_____________. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: EDUEM, 2010.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 5 ed. São Paulo: Pioneira, 1987.

Publicado
2019-10-21
Como Citar
OLIVEIRA, J. S. DE; TIRADENTES, L. Geografia do esporte e do turismo: o que se aprende em sala de aula?. REVISTA PONTO DE VISTA, v. 8, n. 1, p. 14-30, 21 out. 2019.
Seção
Artigos Científicos