ANALISE ESPACIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO GLÓRIA, UBERLÂNDIA – MG

Autores

  • Paula Cristina A. de Oliveira
  • Leomar Tiradentes

Palavras-chave:

Geomorfologia, Córrego do Glória, Fragilidade do relevo

Resumo

O presente trabalho teve como preocupação fazer um estudo físicoambiental da Bacia Hidrográfica do Córrego do Glória, localizado no Município de Uberlândia, região do Triângulo Mineiro e construir sua carta de fragilidade. A metodologia utilizada foi a avaliação da fragilidade do relevo através da análise de mapas e cartas existentes no laboratório de cartografia da UFU, trabalho de campo e observação empírica resultando na elaboração de uma carta de fragilidade a partir de uma carta base. Constatou-se que em alguns pontos da bacia há um alto índice de fragilidade e que o processo de ocupação desordenada e acelerada vem comprometendo a própria existência do Córrego do Glória. Conclui-se que a área é pouco preservada, necessitando uma maior atenção quanto ao manejo racional de seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. OLIVEIRA, P. C. A de. Diagnóstico Ambiental e Análise da Fragilidade do Relevo da Bacia Hidrográfica do Córrego Pindaíba, Uberlândia - Minas Gerais. 65 f. Monografia (Graduação em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, 2006.
2. TRICART, J. Ecodinâmica – FIBGE / SUPREN, Rio de Janeiro, 1977.
3. ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizados. Revista do Depto de Geografia – FFLCH-USP, São Paulo, nº 8, p.63-74,1994.
4. NISHIYAMA, Luiz. Geologia do Município de Uberlândia e Áreas Adjacentes. Revista Sociedade e Natureza, Uberlândia, nº 1, vol.1 p 9-16, junho. 1989.
5. MINEO, M.M.P. et. al. Mapeamento Temático da Bacia do Córrego Gloria em Uberlândia, MG,utilizando o software IDRISI. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Geógrafos – Setenta anos da AGB: as transformações do espaço e a Geografia no século XXI. Goiânia, 2004.Vol.1. p 1-8.
6. BACCARO, Claudete Aparecida Dallevedove. Unidades geomorfológicas do triângulo mineiro: estudo preliminar. Revista Sociedade e Natureza. Ano 3, nº 5 e 6- Jan / Dez 1991.p.37-42.
7. BEZERRA, José Fernando Rodrigues; ROCHA, Erica Aparecida Vaz. Estudo Do Relevo Associado Ao Modelo Numérico De Terreno Na Bacia Do Glória, Uberlândia – MG. 2005. Não Publicado.
8. RODRIGUES, Silvio Carlos. Análise da Fragilidade do Relevo. Abordagem Empírico-Experimental. Revista Sociedade e Natureza, Uberlândia, nº 12, p 167-189, jan / jun. 2000.
9. RADAMBRASIL. Levantamento dos Recursos Naturais – Folha Goiânia SE 22, Ministério de Minas e Energia: Rio de Janeiro 1983.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

PAULA CRISTINA A. DE OLIVEIRA; LEOMAR TIRADENTES. ANALISE ESPACIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO GLÓRIA, UBERLÂNDIA – MG. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 41–52, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9741. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos