A IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E AS INTENÇÕES DE ENVOLVIMENTO COM A GESTÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE JUNTO A ESTUDANTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v1i4.4010Palavras-chave:
Ensino, Gestão Social, AdministraçãoResumo
O propósito deste estudo é avaliar a perspectiva dos estudantes de cursos de Administração sobre a área de gestão social. Foi desenvolvida uma revisão de literatura, tendo sido definido que a análise seria sobre a importância percebida em gestão social e no interesse de envolvimento futuro com a área. Foi feito um estudo de campo, com dados coletados junto a 258 estudantes de instituições de ensino superior da cidade de Fortaleza. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas (médias e frequências), análise fatorial exploratória (AFE) e análise de variância (ANOVA). Após as análises preliminares, a importância percebida foi dividida em dois construtos: necessidade da área no curso e importância do conhecimento prático na área. Verificou-se, principalmente, que: I - os estudantes atribuem grande importância para a prática em gestão social, mas percebem uma necessidade apenas moderada da área no curso; II - estes mostraram pouco interesse em se envolver futuramente com a gestão social; III - comparativamente, as mulheres mostram maior importância percebida e maior interesse de envolvimento que os homens.
Downloads
Referências
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/06/ult5772u3151.jhtm>. Acesso
em: 6 mar. 2009.
BAGOZZI, R. P.; EDWARDS, J. R. A general approach for representing constructs in
organizational research. Organizational Research Methods. London, v. 1, n. 1, p. 45-87,
1998.
BORGES, A. C. V.; OLIVEIRA, C. T. F.; OSIAS, C. S.; REZENDE, C.; KNOPP, G. C.;
CASTRO, R. M. F.; VERAS, T. R. Ensino e pesquisa em administração e gestão social: uma
experiência de interação academia-sociedade. In: CANÇADO, A. C.; SILVA JÚNIOR, J. T.;
SCHOMMER, P. C.; RIGO, A. S. (Orgs.). Os desafios da formação em gestão social.
Palmas-TO: Provisão, 2008, v. 2. 445 p.
COSTA, F. J.; OLIVEIRA, L. G. L. A gestão ambiental nos cursos de administração: uma
análise da perspectiva dos professores. Revista Eletrônica de Gestão. Picos-PI, v. 1, n. 1, p.
59-73, 2008. Picos, PI. Disponível em: <http://www.ufpi.br/reges/uploads/Artigo4.pdf>
Acesso em: 25 fev. 2009.
______.______. CAVALCANTE, E. S.; MUZZIO, H. A gestão ambiental na formação em
administração: uma análise da perspectiva dos alunos. In. Encontro Nacional de Gestão
Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA, 10, Porto Alegre, 2008. Anais eletrônicos...
Porto Alegre: ENGEMA, 2008.
FINCO, M. V. A.; FINCO, F. D. B. A. Em busca do modelo de gestão social: uma avaliação
do programa de rede solidária de restaurantes populares no município de Palmas/TO através
do método de valoração contingente. In: CANÇADO, A. C.; SILVA JÚNIOR, J. T.;
SCHOMMER, P. C.; RIGO, A. S. (Orgs.). Os desafios da formação em gestão social.
Palmas-TO: Provisão, 2008, v. 2. 445 p.
FISCHER, T.; MELO, V. P. Programa de desenvolvimento e gestão social: uma construção
coletiva. In: FISCHER, T.; ROESCH, S.; MELO, V. P. (orgs). Gestão do desenvolvimento
territorial e residência social: casos para ensino. Salvador: EDUFBA, CIAG/UFBA, 2006.
(p. 13-41).
FISCHER, T. M. D. O futuro da gestão. HSM Management. v. 10, n. 64, set./out. 2007.
FRANÇA FILHO, G. C. Definindo gestão social. In: SILVA JÚNIOR, J. T.; MASIH, R. T.;
CANÇADO, A.C.; SCHOMMER, P. C. (Orgs.). Gestão social: práticas em debate, teorias
em construção. Fortaleza: Imprensa Universitária UFC, 2008, v. 1. 248 p.
GIANNELLA, V. Base teórica e papel das metodologias não convencionais para a formação
em gestão social. In: CANÇADO, A. C.; SILVA JÚNIOR, J. T.; SCHOMMER, P. C.; RIGO,
A. S. (Orgs.). Os desafios da formação em gestão social. Palmas-TO: Provisão, 2008, v. 2.
445 p.
GONDIM, S.; FISCHER, T.; MELO, V. P. Formação em gestão social: um olhar sobre uma
experiência de pós-graduação. In: FISCHER, T.; ROESCH, S.; MELO, V. P. (orgs). Gestão
do desenvolvimento territorial e residência social: casos para ensino. Salvador: EDUFBA,
CIAG/UFBA, 2006. (p. 43-61).
HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de
dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
INSTITUTO AKATU. Centro de referência Akatu pelo consumo consciente. São Paulo:
Instituto Akatu, 2009. Disponível em: < http://centro.akatu.org.br/cr/index.jsp>. Acesso em
25 de fevereiro de 2009.
MALHOTRA, N. K. Marketing research: an applied orientation. 3 ed. New Jersey:
Prentice-Hall, 1999.
MÂSIH, R. T; SILVA JR, J. T.; RAMOS, R. R. Fortalecimento das cadeias de valor locais
como estratégia de inserção socioeconômica de jovens e mulheres na microrregião do litoral
de Aracati/CE. In: CANÇADO, A. C.; SILVA JÚNIOR, J. T.; SCHOMMER, P. C.; RIGO,
A. S. (Orgs.). Os desafios da formação em gestão social. Palmas-TO: Provisão, 2008, v. 2.
445 p.
NASCIMENTO, L. F. Quando a gestão social e a gestão ambiental se encontram. In:
Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Administração, 31.
Anais eletrônicos… Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
______; LEMOS, Â. D. da C.; MELLO, M. C. A. Gestão socioambiental estratégica. Porto
Alegre: Bookman, 2008.
RIGO, A. S.; OLIVEIRA, D. G.; COSTA, F. J. C.; BRANDÃO, P. S. S.; SOUZA, D. D.
Cooperativismo e profissionalização da gestão: um estudo das cooperativas agrícolas dos
perímetros irrigados no Vale do São Francisco. In: CANÇADO, A. C.; SILVA JÚNIOR, J.
T.; SCHOMMER, P. C.; RIGO, A. S. (Orgs.). Os desafios da formação em gestão social.
Palmas-TO: Provisão, 2008, v. 2. 445 p.
de prática: interações conceituais e possíveis decorrências em processos de formação. In:
SILVA JÚNIOR, J. T.; MASIH, R. T.; CANÇADO, A.C.; SCHOMMER, P. C. (Orgs.).
Gestão social: práticas em debate, teorias em construção. Fortaleza: Imprensa Universitária
UFC, 2008, v. 1. 248 p.
SILVA JUNIOR. J. T.; MÂSIH, R. T.; RAMOS, R. R.; MEDEIROS, A. C.; VIANA, T. A.
Articulando diferentes metodologias de aprendizagem no ensino de gestão social na
graduação: uma proposta do curso de administração da UFC – Campus Cariri. In:
CANÇADO, A. C.; SILVA JÚNIOR, J. T.; SCHOMMER, P. C.; RIGO, A. S. (Orgs.). Os
desafios da formação em gestão social. Palmas-TO: Provisão, 2008, v. 2. 445 p.
SLEEPER, B. J.; SCHNEIDER, K. C.; WEBER, P. S.; WEBER, J. E. Scale and study of
student attitudes toward business education’s role in addressing social issues. Journal of
Business Ethics, N. 68, p. 381–391, Springer 2006.
TENÓRIO, F. G. Um espectro ronda o terceiro setor, o espectro do mercado: ensaios
sobre a gestão social. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
______. (Re)Visitando o Conceito de Gestão Social. In: LIANZA, Sidney e ADDOR, Felipe
(orgs.). Tecnologia e desenvolvimento social e solidário. Porto Alegre: Editora da UFRGS,
2005.
VILLELA, L. E. Redes empresariais como germe da gestão social e do desenvolvimento
local: o caso de Nova Friburgo/RJ. In: CANÇADO, A. C.; SILVA JÚNIOR, J. T.;
SCHOMMER, P. C.; RIGO, A. S. (Orgs.). Os desafios da formação em gestão social.
Palmas-TO: Provisão, 2008, v. 2. 445 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.