O PIBID DE QUÍMICA: IDENTIFICANDO AÇÕES E SABERES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS

  • Thatianne Ferreira Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Rita de Cássia de Alcântara Braúna Universidade Federal de Viçosa
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: formação docente, saberes docentes, PIBID.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa provenientes da análise documental do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID)/Química de uma universidade federal mineira e do questionário aplicado aos licenciandos bolsistas. O estudo teve como objetivos identificar os saberes aprendidos, construídos e mobilizados pelos licenciandos bolsistas do PIBID/Química nos contextos de formação vivenciados pelos mesmos e traçar o perfil sociocultural dos licenciandos bolsistas do PIBID, na referida área. Participaram do estudo 13 licenciandos. Estes são, majoritariamente, do sexo feminino; são provenientes de famílias que possuem renda mensal de até 3 salários mínimos; cursaram o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. Ademais, com base na análise temática (BARDIN, 1995), constatamos que há uma concentração de ações direcionadas ao desenvolvimento dos saberes curriculares, experienciais e da formação profissional (TARDIF, 2010). 

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Publicado
2015-10-03
Como Citar
Silva, T. F., Braúna, R. de C. de A., & Ferenc, A. V. F. (2015). O PIBID DE QUÍMICA: IDENTIFICANDO AÇÕES E SABERES NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS. Educação Em Perspectiva, 6(1). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.644
Seção
Artigos