CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. PARTE 1: ESTIMATIVA DE PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE ÓLEOS VEGETAIS

Palavras-chave: Óleos vegetais, Biodiesel, Propriedades termofísicas, Contribuição de grupos, Abordagem por fragmentos

Resumo

Pesquisas com foco no desenvolvimento de processos de produção de biocombustíveis têm aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente por questões ambientais e econômicas. A busca por matérias-primas de baixo custo, bem como o desenvolvimento de modelos de simulação capazes de prever as condições da produção e as propriedades dos componentes, podem ser o caminho para aumentar o desempenho desses processos. O conhecimento propriedades termofísicas dos componentes da alimentação é crucial para que os resultados sejam similares aos reais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar métodos de estimativas de propriedades termofísicas, a fim de desenvolver uma base de dados dos compostos dos óleos vegetais e recomendar os métodos adequados com base na precisão e consistência dos dados obtidos. Ao final deste trabalho recomendou-se o modelo mais viável para cada propriedade avaliada, comparando-se os valores estimados aos dados experimentais disponíveis na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-17
Como Citar
SILVA, G. C. R.; ANDRADE, M. H. C. DE. CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. PARTE 1: ESTIMATIVA DE PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE ÓLEOS VEGETAIS . The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 2, p. 0164-0178, 17 jun. 2020.
Seção
General Articles