Efeito da concentração de aditivo de carbono em forma de grafite na macroporosidade, densidade aparente e morfologia de placas de bateria chumbo-ácido.

Autores

  • Gabriela Bianchi Feijó
  • Moisés de Souza Luz Faria
  • Lucas Carvalho Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cynthia Mayara de Carvalho
  • Gilberto Augusto de Oliveira Brito

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss4pp0533-0539i

Palavras-chave:

Baterias de chumbo-ácido, Aditivo de Carbono, Morfologia

Resumo

As pilhas e baterias são os dispositivos de acumulação de energia mais utilizados. Assim, tem-se estudado diferentes alternativas como forma de melhorar propriedades desses sistemas. A inserção de aditivos na composição do material ativo das placas de baterias chumbo-ácido, tem sido conceituada como uma das alternativas para promover tal melhora. Desse modo, o presente trabalho se propõe a avaliar a influência da inserção de aditivos de carbono na forma de grafite na morfologia das placas de baterias chumbo-ácido. Tendo em vista os resultados obtidos, conclui-se que a macroporosidade possui uma relação inversamente proporcional com a densidade aparente e que a morfologia e cor da superfície do material são drasticamente modificados com o aumento do conteúdo de grafite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

Feijó, G. B., Faria, M. de S. L., Carvalho Santana, L., Carvalho, C. M. de ., & Brito, G. A. de O. (2020). Efeito da concentração de aditivo de carbono em forma de grafite na macroporosidade, densidade aparente e morfologia de placas de bateria chumbo-ácido. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 6(4), 0533–0539i. https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss4pp0533-0539i

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.