SYNTHESIS OF THE ZSM-5 ZEOLITE WITH MIXTURES BINARY OF TETRAETHYLAMMONIUM HYDROXIDE AND AMINES AS ORGANIC STRUCTURE DIRECTING AGENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss3pp0200-0206

Palavras-chave:

ZSM-5, Structure direction agents, Binary mixtures of organic

Resumo

Dentre os materiais microporosos utilizados na catálise heterogênea, as zeólitas tornaram-se promissoras devido às pertinentes propriedades físico-químicas e catalítica. Destacando-se a zeólita ZSM-5utilizada como catalisador em reações nas áreas de petroquímica e química fina, como as reações de craqueamento, isomerização, alquilação e aromatização de olefinas. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi sintetizar a zeólita ZSM-5, através de misturas binárias de hidróxido de tetraetilamônio (TEAOH) e diferentes aminas (n-butilamina, isobutilamina e diisobutilamina) atuando como agentes orgânicos direcionadores de estrutura (OSDA's). A difratometria de raios X indicou que apenas o sistema reacional contendo TEAOH e n-butilamina proporcionou à obtenção da ZSM-5 altamente cristalina e isenta de fases concorrentes. As isotermas de adsorção-dessorção de nitrogênio indicaram a obtenção de um material com elevada área superficial (329 m2·g-1) e volume de poros (0,26 cm3·g-1). Dessa forma, foi possível identificar uma nova rota de síntese na obtenção da zeólita ZSM-5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno José Barros da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2014), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2017) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnlogia de Alagoas-FAT/AL (2019). Atualmente é doutorando em Materiais pelo PPGMat/UFAL.Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Catálise e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de zeólitas e outras peneiras moleculares, termogravimetria, materiais mesoporosos, reações catalíticas.

Antonio Osimar Sousa da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Catálise e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese hidrotérmica de zeólitas e outras peneiras moleculares, termogravimetria, materiais mesoporosos, reações catalíticas.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Pimentel de Sá da Silva, D., José Barros da Silva, B., & Osimar Sousa da Silva, A. (2020). SYNTHESIS OF THE ZSM-5 ZEOLITE WITH MIXTURES BINARY OF TETRAETHYLAMMONIUM HYDROXIDE AND AMINES AS ORGANIC STRUCTURE DIRECTING AGENTS. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 6(3), 0200–0206. https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss3pp0200-0206

Edição

Seção

General Articles