FURAÇÃO DE MATERIAL SANDUÍCHE EMPREGANDO BROCAS COM GEOMETRIAS DIFERENTES: CONSTRUÇÃO DE MODELO MATEMÁTICO PARA PREVISÃO DA FORÇA DE AVANÇO

Palavras-chave: furação, material sanduiche, modelo matemático

Resumo

Os materiais sanduíche são assim denominados pois combinam as propriedades de dois diferentes materiais, adquirindo uma estrutura com um núcleo e duas faces externas. Uma das formas de processar este material é por meio da usinagem, mais especificamente em operações de furação, que foi o foco dessa pesquisa. A redução dos esforços de corte é desejada durante a operação de furação, impactando melhor qualidade dos furos devido a redução das vibrações no sistema. Também pode aumentar a vida útil das ferramentas, eliminando custos devido ao maior tempo para substituição das mesmas. Partindo deste princípio, esta pesquisa aliou conhecimentos estatísticos aplicados à engenharia, a fim de construir modelos matemáticos para prever o comportamento da força de avanço na furação de material sanduíche empregando brocas com geometrias diferentes, denominadas  Brad & Spur, helicoidal com duas arestas e helicoidal com três arestas e. O objetivo foi elaborar equações de regressão linear múltiplas para identificar a influência da velocidade de corte e do avanço sobre a força de avanço para cada uma das brocas estudadas. Além disso, foi investigado se a geometria das brocas impactou em um comportamento que pudesse ser modelado por meio de equações matemáticas, com um determinado grau de confiança aceitável.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-04
Como Citar
SILVEIRA, M. L.; REZENDE, B. A. FURAÇÃO DE MATERIAL SANDUÍCHE EMPREGANDO BROCAS COM GEOMETRIAS DIFERENTES: CONSTRUÇÃO DE MODELO MATEMÁTICO PARA PREVISÃO DA FORÇA DE AVANÇO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 3, p. 0397-0402, 4 set. 2020.
Seção
General Articles