Implementação de interpoladores multilineares como modelos simplificados de reatores de transesterificação etanólica no simulador global EMSO

Autores

  • Christian de Oliveira Martins UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Felipe Fernando Furlan
  • Roberto de Campos Giordano

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss4pp0467-0473

Palavras-chave:

Produção de biodiesel, Interpoladores multilineares, Simulação de processos, Reação de transesterificação etanólica

Resumo

A análise técnico-econômica de processos químicos costuma se basear em simulações estacionárias. Quando processos dinâmicos estão presentes, modelos simplificados ou meta-modelos são usados para evitar a simulação dinâmica de todo processo. Mas isso normalmente resulta em perda de informação, no caso do modelo simplificado, ou em um grande número de parâmetros no caso dos meta-modelos. Para contornar isto, um meta-modelo hibrido é proposto, que combina a predição de baixo custo computacional do comportamento médio do sistema por um modelo simplificado, com o refinamento provido por um interpolador multilinear. Esta metodologia foi aplicada na transesterificação alcalina homogênea do óleo de soja com etanol em um reator batelada. O modelo híbrido reduziu em 70% o número de pontos da tabela de inspeção para uma tolerância de 0.01 mol/l de precisão comparado ao modelo de interpolador puro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-21

Como Citar

DE OLIVEIRA MARTINS, C.; FERNANDO FURLAN, F.; DE CAMPOS GIORDANO, R. Implementação de interpoladores multilineares como modelos simplificados de reatores de transesterificação etanólica no simulador global EMSO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 0467-0473, 2020. DOI: 10.18540/jcecvl6iss4pp0467-0473. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/10889. Acesso em: 30 nov. 2020.

Edição

Seção

General Articles