INFLUÊNCIA DOS ÓLEOS VEGETAIS E DA CERA DE ABELHA SOBRE A VULCANIZAÇÃO DO COPOLÍMERO DE ESTIRENO-BUTADIENO (SBR)

Authors

  • Helson Moreira da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá
  • Valéria Dutra Ramos Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Alex da Silva Sirqueira Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss7pp0955-0974

Keywords:

Vulcanização, Óleos vegetais, Cinética, Borracha de estireno-butadieno.

Abstract

Nesta investigação, o ácido esteárico presente em composições da borracha de estireno-butadieno (SBR) foi substituído por óleos vegetais (amendoim, coco ou linhaça) ou cera de abelha, a fim de se avaliar o potencial ativador de tais substâncias. Após o processamento em misturador de cilindros, os diferentes parâmetros reológicos (S’?, S’h, ts1 e t90) e os parâmetros cinéticos (k, n, Ea) foram obtidos através de um RPA 2000 Rubber Process Analyzer. Os dados experimentais, após tratamento estatístico pela metodologia ANOVA, revelaram que a cera de abelha não apresenta desempenho satisfatório para o sistema de vulcanização escolhido, enquanto os óleos vegetais têm sua ação influenciada pelo conteúdo e tipo de ácidos graxos presentes em sua composição química.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helson Moreira da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Estácio de Sá

Helson Moreira da Costa (09/1973) é Engenheiro Químico (EQ/UFRJ, agosto de 1996), Mestre (fevereiro de 1999) e Doutor (fevereiro de 2003) em Ciência e Tecnologia de Polímeros (Instituto de Macromoléculas Prof. Eloisa Mano - IMA) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Materiais (DEMAT) do Instituto Politécnico (IPRJ), Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Também exerce atividade docente nos cursos de Gestão Ambiental, Farmácia, Tecnólogo em Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá (UNESA), Nova Friburgo (RJ). Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa pela UNESA. Apresenta como linhas de pesquisa: 1. Pesquisa de novos ingredientes em formulações elastoméricas e os efeitos sobre a cinética de vulcanização e propriedades físico-químicas; 2. Pesquisa em reciclagem e cinética de degradação e de cristalização de termoplásticos - PE e PP; 3. Pesquisa em misturas poliméricas com análise de sistemas ternários através da metodologia da superfície de resposta.

Valéria Dutra Ramos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Campus Nova Friburgo, Engenharia Ambiental

Alex da Silva Sirqueira, Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)

Departamento de Materiais

Published

2017-07-14

How to Cite

da Costa, H. M., Ramos, V. D., & Sirqueira, A. da S. (2017). INFLUÊNCIA DOS ÓLEOS VEGETAIS E DA CERA DE ABELHA SOBRE A VULCANIZAÇÃO DO COPOLÍMERO DE ESTIRENO-BUTADIENO (SBR). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(7), 0955–0974. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss7pp0955-0974

Issue

Section

Engineering Materials and Nanotechnology