AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE AERAÇÃO DO PRÉ-INÓCULO UTILIZADO NO CULTIVO DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS (BAL) EM MEIO LÍQUIDO

Authors

  • Samara Aparecida Cardoso Alves de Sá
  • Simão Pedro de Oliveira Júnior
  • Milene Therezinha das Dores
  • Liliane Evangelista Visôtto
  • Camila Rocha da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0841-0845

Abstract

As bactérias ácido láticas são de grande importância para a indústria alimentícia, pois promovem a acidificação do meio auxiliando na obtenção das características sensoriais de produtos fermentados e na conservação destes produtos por criar um meio inóspito para outros microrganismos. Este trabalho objetivou avaliar as condições de aeração para posterior padronização do pré-inóculo dos isolados de bactérias ácido láticas de queijo minas Minas artesanal. Foram realizados testes morfotinturial de gram e catalase para seleção dos isolados gram positivos, catalase negativos e no formato de cocos. Foram testadas diferentes proporções de aeração para obtenção do pré-inóculo e três concentrações iniciais com relação às proporções utilizadas. O crescimento e acidificação dos isolados foram verificados á 32ºC, 100 rpm, nos tempos de 12, 15 e 18 horas. Os isolados selecionados foram o ILC 4 e ILC23 apresentando características morfológicas desejadas. De acordo com análises realizadas no período médio de 18 horas e a uma concentração de 1%, houve um maior crescimento de bactérias ácido láticas para o isolado ILC 4. Já para o isolado ILC 23, seu maior crescimento foi a uma concentração de 1% do isolado e a um tempo de 15 horas de cultivo. Quanto a acidificação, a partir das 12 horas iniciais observou-se um declínio nos valores de pH para ambos os isolados. Portanto a determinação do perfil de acidificação e crescimento de bactérias ácido láticas são essenciais, pois podem ser utilizadas como culturas iniciadoras para elaboração de produtos lácteos visando sua maior conservação e obtenção de características sensoriais desejáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

References

HUERTAS, R. A. P. Bacterias acido lácticas: Papel funcional em los alimentos. Facultad de Ciencias Agropecuarias. p. 93-105, 2010.

LOPES, A. R. Produção de Ácido Lático por Lactobacillus em diferentes meios de cultivo. 2008. 75 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

SILVA, L. J. M. Isolamento e caracterização Bioquímica das Bactérias do ácido lático do Queijo São Jorge DOP. 2011. 135 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar) – Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açoares, Angra do Heroísmo, 2011.

SILVA, N.N. Avaliação das condições favoráveis para o crescimento e acidificação de bactérias ácido láticas isoladas do soro fermento de Queijos Minas Artesanal. 2015. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência de Alimentos) – Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, MG, 2015.

Published

2017-09-13

How to Cite

Sá, S. A. C. A. de, Oliveira Júnior, S. P. de, Dores, M. T. das, Visôtto, L. E., & Silva, C. R. da. (2017). AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE AERAÇÃO DO PRÉ-INÓCULO UTILIZADO NO CULTIVO DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS (BAL) EM MEIO LÍQUIDO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(6), 0841–0845. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0841-0845

Issue

Section

Engineering and Food Technology

Most read articles by the same author(s)