INFLUÊNCIA DA UMIDADE E TEMPERATURA AMBIENTE NO PROCESSO DE SOPRO DO POLI (TEREFTALATO DE ETILENO)

Authors

  • Leandro Willian Mendonça Cruz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gilmar Cordeiro da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tarcísio José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1174-1181

Keywords:

Poli (Tereftalato de Etileno), Processo de sopro, Temperatura ambiente, Umidade ambiente.

Abstract

O Poli (Tereftalato de Etileno), mais conhecido pela sigla PET, é um dos polímeros de engenharia mais utilizado na produção embalagens, principalmente de frascos. A produção de garrafas de refrigerante, por exemplo, consiste em dois processos: injeção e sopro. É notável que o processo de injeção de PET seja afetado pela umidade ambiente, pois diversas injetoras possuem um secador no próprio silo de alimentação do equipamento. Desta forma, buscou-se avaliar se as condições ambientes também exerciam alguma influência no processo de sopro do PET. A análise foi realizada de forma amostral em dias diferentes, com condições ambientes diferentes e dentro da empresa Brasiaço Indústria e Comércio Ltda. Foi observado que apenas uma das condições ambientes afeta o processo de sopro de PET. Portanto, foi desenvolvido e proposto um método para correlacionar tal condição ambiente aos parâmetros do processo de sopro.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CALLISTER JR., William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 2008. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 7ª ed. Rio de Janeiro, RJ.
CANEVAROLO JR, Sebastião V. Ciência dos Polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. 2006. Artliber Editora Ltda., 2ª ed, São Paulo, SP.
MIRANDA, Carlos Alberto Silva de. Simulação do processo de sopro de garrafas de poli (tereftalato de etileno) a partir de pré-formas disponíveis através do método de
elementos finitos. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Minas - Rede Temática em Engenharia de Materiais, Ouro Preto, MG.
OLIVEIRA, Jackson Araújo de. Oligomerização e policondensação em estado fundido do Poli (Tereftalato de Etileno) – estudo experimental e de modelagem da curva de distribuição de pesos moleculares. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, RJ.
SANTOS, Antônio Cláudio dos. Estudo da Reciclagem o Poli (Tereftalato de Etileno) – PET pós consumo e de suas propriedades, quando submetido à radiação ionizante. 2008. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares – Autarquia Associada à Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
SOARES JUNIOR, Aldo Batista. Produção do Poli (Tereftalato de Etileno) modificado com glicerol e derivados. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, RJ.
QUARTIM, Elisa. Rotulagem ambiental II. Embalagem Sustentável, 2008. Disponível em: <http://embalagemsustentavel.com.br/2008/09/10/rotulagem-ambiental-ii/>. Acesso em: 25 fev. 2014.

Published

2017-09-22

How to Cite

Cruz, L. W. M., da Silva, G. C., & de Almeida, T. J. (2017). INFLUÊNCIA DA UMIDADE E TEMPERATURA AMBIENTE NO PROCESSO DE SOPRO DO POLI (TEREFTALATO DE ETILENO). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(8), 1174–1181. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1174-1181

Issue

Section

Materials Science and Engineering