INFLUÊNCIA DA UMIDADE E TEMPERATURA AMBIENTE NO PROCESSO DE SOPRO DO POLI (TEREFTALATO DE ETILENO)

Auteurs

  • Leandro Willian Mendonça Cruz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gilmar Cordeiro da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tarcísio José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1174-1181

Mots-clés :

Poli (Tereftalato de Etileno), Processo de sopro, Temperatura ambiente, Umidade ambiente.

Résumé

O Poli (Tereftalato de Etileno), mais conhecido pela sigla PET, é um dos polímeros de engenharia mais utilizado na produção embalagens, principalmente de frascos. A produção de garrafas de refrigerante, por exemplo, consiste em dois processos: injeção e sopro. É notável que o processo de injeção de PET seja afetado pela umidade ambiente, pois diversas injetoras possuem um secador no próprio silo de alimentação do equipamento. Desta forma, buscou-se avaliar se as condições ambientes também exerciam alguma influência no processo de sopro do PET. A análise foi realizada de forma amostral em dias diferentes, com condições ambientes diferentes e dentro da empresa Brasiaço Indústria e Comércio Ltda. Foi observado que apenas uma das condições ambientes afeta o processo de sopro de PET. Portanto, foi desenvolvido e proposto um método para correlacionar tal condição ambiente aos parâmetros do processo de sopro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CALLISTER JR., William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 2008. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 7ª ed. Rio de Janeiro, RJ.
CANEVAROLO JR, Sebastião V. Ciência dos Polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. 2006. Artliber Editora Ltda., 2ª ed, São Paulo, SP.
MIRANDA, Carlos Alberto Silva de. Simulação do processo de sopro de garrafas de poli (tereftalato de etileno) a partir de pré-formas disponíveis através do método de
elementos finitos. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Minas - Rede Temática em Engenharia de Materiais, Ouro Preto, MG.
OLIVEIRA, Jackson Araújo de. Oligomerização e policondensação em estado fundido do Poli (Tereftalato de Etileno) – estudo experimental e de modelagem da curva de distribuição de pesos moleculares. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, RJ.
SANTOS, Antônio Cláudio dos. Estudo da Reciclagem o Poli (Tereftalato de Etileno) – PET pós consumo e de suas propriedades, quando submetido à radiação ionizante. 2008. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares – Autarquia Associada à Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
SOARES JUNIOR, Aldo Batista. Produção do Poli (Tereftalato de Etileno) modificado com glicerol e derivados. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, Rio de Janeiro, RJ.
QUARTIM, Elisa. Rotulagem ambiental II. Embalagem Sustentável, 2008. Disponível em: <http://embalagemsustentavel.com.br/2008/09/10/rotulagem-ambiental-ii/>. Acesso em: 25 fev. 2014.

Téléchargements

Publiée

2017-09-22

Comment citer

Cruz, L. W. M., da Silva, G. C., & de Almeida, T. J. (2017). INFLUÊNCIA DA UMIDADE E TEMPERATURA AMBIENTE NO PROCESSO DE SOPRO DO POLI (TEREFTALATO DE ETILENO). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(8), 1174–1181. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1174-1181

Numéro

Rubrique

Materials Science and Engineering