APLICAÇÃO DE AEROGÉIS PARA REMOÇÃO DE PITCH NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL

Autores

  • Fernanda Santos Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Marina Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Rubens Chaves de Oliveira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss3pp573-583

Palavras-chave:

PITCH, AEROGEL, CELULOSE, HEMICELULOSE, ADSORÇÃO.

Resumo

O licor negro formado na polpação da indústria de celulose e papel contém pitchs, materiais resinosos em estado coloidal, derivados da madeira, que se acumulam nos maquinários da indústria, danificando-os ou o produto final. O objetivo do trabalho foi estudar o uso de aerogéis à base de celulose na remoção dos pitchs, função exercida pelo talco na maioria das indústrias. Os aerogéis são sólidos porosos, produzidos a partir de liofilização de uma suspensão coloidal de celulose nanofibrilada e xilanas, em diferentes proporções, e resina PAE - poliamina-epiclorohidrina. A contagem dos pitchs foi feita com uma câmara de Neubauer. Todos os aerogéis apresentaram poder de adsorção, de modo que quanto maior o teor de CNF-Celulose Nanofibrilada, melhor o adsorvente. De modo geral, os aerogéis 100:0 (CNF:Xilana) são melhores adsorventes que os aerogéis 30:70. Não foi observada uma proporção entre massa e capacidade de adsorção, sugerindo a existência de quantidades específicas para cada aerogel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Santos Silva, Universidade Federal de Viçosa

Brasileira, graduanda do último de período em Engenharia Química pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Foi bolsista da Capes para realização de graduação sanduíche na Alemanha através do Programa Ciência sem Fronteiras, de fevereiro de 2013 a agosto de 2014. Nesse período cursou dois semestres acadêmicos na universidade "Fachhochschule Schmalkalden", na cidade de Schmalkalden. Posteriormente, realizou estágio em Berlin, no Instituto Federal "Bundesanstalt für Materialforschung und- prüfung" (BAM), no qual atuou no departamento de produtos perigosos, fazendo testes em vários recipientes para verificar a existência de vazamentos, por meio do preenchimento destes com gás Hélio. Foi também bolsista de Iniciação Científica pela FUNARBEN, utilizando técnicas de ensino a distância na disciplina presencial Termodinâmica, oferecida pelo departamento de Engenharia Agrícola da UFV. Além disso, participou de um projeto voluntário de montagem e testes em um aquecedor solar de baixo custo, e participou também como voluntária de um projeto no qual foi feita a quantificação de biomassas (sabugo de milho, bagaço de cana e casca de arroz) em termos de extrativos, lignina, hemicelulose e celulose. Atualmente é estagiária na Cargill, em Uberlândia, na refinaria de amidos e adoçantes.

Rubens Chaves de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa-UFV em 1976, onde em 1979 também concluiu o Mestrado em Tecnologia de Celulose e Papel no Curso de Ciências Florestais da UFV. Em 1993 concluiu seu curso de Ph.D. em Engenharia e Ciências de Celulose e Papel no College of Environmental Science and Forestry, Syracuse, NY, USA. Com 36 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão é Professor e Pesquisador Titular do Setor de Celulose e Papel do Departamento de Engenharia Florestal da UFV. Leciona e coordena disciplinas de graduação, de especialização lato-sensu e de pós-graduação na área de Tecnologia e Propriedades do papel. Apresenta grande experiência na elaboração, execução e coordenação de projetos de pesquisa, financiados por órgãos do governo e e em parcerias universidade-empresas. Participa como consultor Ad. Hoc. de associações técnicas, coordenador de comissões técnicas em associações de classe e avaliador de artigos científicos para publicação em periódicos indexados. Autor de vários artigos científicos, palestras e apresentações em congressos nacionais e internacionais, com vários de seus trabalhos premiados por excelência. Atua como orientador e co-orientador de vários estudantes em seus programas de iniciação científica, de especialização lato-sensu, mestrado e de doutorado. Atua especificamente na área de Tecnologia e Propriedades de Papéis em ensino, pesquisa e extensão e apoio a órgãos do governo financiadores de pesquisas e a outras instituições em parcerias universidade-empresas relacionadas à sua área profissional.

Downloads

Publicado

2017-03-07

Como Citar

Silva, F. S., Rodrigues, M. O., & de Oliveira, R. C. (2017). APLICAÇÃO DE AEROGÉIS PARA REMOÇÃO DE PITCH NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(3), 573–583. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss3pp573-583

Edição

Seção

Biotechnological Processes