ESTUDO DA REMOÇÃO DE ÍONS FERRO E MANGANÊS DA ÁGUA UTILIZANDO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO COMO AGENTE OXIDANTE

  • Mayara da Fonseca Apolinario Universidade Federal de Viçosa
  • Laís Muniz Meireles Universidade Federal de Viçosa
  • Henrique Freitas Santana
  • Deusanilde de Jesus Silva Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Pré-oxidação, Íons ferro, Íons manganês, Peróxido de hidrogênio, Água de abastecimento.

Resumo

O despejo inadequado de efluentes em lagos e rios, associado ao incremento da matéria orgânica dissolvida, tem sido apontado como uma das principais causas do aumento da concentração de íons ferro e manganês presentes na água. Neste trabalho, estudou-se o uso de peróxido de hidrogênio como agente oxidante, em pH próximo ao neutro, na tentativa de remover os íons na forma de precipitados. Foram realizados ensaios em testes de jarros em diferentes concentrações do oxidante, entre valores de 0.63 a 3.8ppm, associado a uma dosagem de 20ppm de PAC, coagulante usualmente utilizados em Estações de Tratamento de Água. Nestas condições, observou-se a remoção de 90% de íons ferro e 36% de íons manganês, sendo que o consumo de peroxido foi de até 40%. Não foi observado efeito significativo sobre os resultados para as diferentes dosagens de oxidante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, J. K.; BAYDUM, V. P. A. Estudo do uso combinado de hidróxido de sódio e peróxido de hidrogênio em manancial eutrofizado destinado ao abastecimento humano, In: ABES/AESabesp, XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, FENASAN 2017. Anais eletrônicos. Disponível em:. Acessed on June 27rd 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2914/2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de
portabilidade. Diário Oficial [da] União, 12 dez. 2011. Availableat:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2914_12_12_2011.html. Acessed on May 20rd, 2018.

DI BERNARDO, L.; DANTAS, A. D.B., Métodos e técnicas de tratamento de água, 2ed. São Carlos, 792p.RiMa, 2005.

MATTOS, I.L., SHIRAISH, K.A., BRAZ A. D., FERNANDES J.B. Peróxido de hidrogênio: importância e determinação. Revista Química Nova. Bauru-S, v. 26, n. 3, p. 373-380, 2003.

MORAIS, J. L. Estudo da potencialidade de processos oxidativos avançados, isolados e integrados com processos biológicos tradicionais, para tratamento de chorume de aterro sanitário. 2005. 229 f, Tese (Doutorado em Química). Universidade Federal do Paraná. Curitiba- PR. 2005.

MORUZZI, R. B., REALI, Oxidação e remoção de ferro e manganês em águas para fins de abastecimento público ou industrial - uma abordagem geral, Revista de Engenharia e Tecnologia , V. 4, No. 1, Abr/2012.


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, Manganese in Drinking-water, Geneva, Switzerland, 2011. Disponível em:http://www.who.int/water_sanitation_health/dwq/chemicals/manganese.pdf . Acessed on July 07rd, 2018.

PADILHA, J. D. et al. Análise da utilização de três diferentes coagulantes na remoção da turbidez de água de manancial de abastecimento. In: Encontro Internacional de Produção Científica, 7. 2011. Maringá. Disponível em:http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2011/anais/diana_janice_ padilha2.pdf. Acessed on June 27rd 2018.

PERUCCI, C. J.; RODRIGUES, S. G. C.; SILVA, E. P. Aplicação de peróxido de hidrogênio em substituição ao cloro na etapa de pré-oxidação no processo de tratamento de águas de abastecimento como alternativa para a redução da formação de trihalometanos. In: ABES/AESabesp, XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, FENASAN 2017. Anais eletrônicos. Disponível em : https://www.tratamentodeagua.com.br/wp-content/uploads/2017/12/I-266.pdf . Acessed on June 27 2018.

PIRES, VIVIANE DAS GRAÇAS RODRIGUES. Avaliação da pré-oxidação e da clarificação em escala de bancada na remoção de arsênio e manganês em aguas de abastecimento. / Viviane das Graças Rodrigues Pires. - 2013. 94 f.

SOUZA, J. B.; DANIEL, L. A., Comparação entre hipoclorito de sódio e ácido peracético na inativação de E. Coli, Colifagos e C. Perfringens em água com elevada concentração de matéria orgânica, Engenharia sanitária e ambiental;10(2):111-7, Abr.-Jun. 2005. Ilus, tab.

VENEU, D. M.; SILVA, M. P. M.;SALVIO, A. M. D.;DELPHINO, I. A. Z. Tratamento de água eutrofizada através dos processos de pré-oxidação, coagulação e floculação. ENGEVISTA, V. 17, n. 2, p. 175-186, Junho 2015.

VON SPERLING M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. - 3 ed. - Belo Horizonte: Departamento de Engenharia sanitária e Ambiental; Universidade Federal de Minas Gerais. 2005.
Publicado
2018-10-23
Como Citar
APOLINARIO, M. DA F.; MEIRELES, L. M.; SANTANA, H. F.; SILVA, D. DE J. ESTUDO DA REMOÇÃO DE ÍONS FERRO E MANGANÊS DA ÁGUA UTILIZANDO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO COMO AGENTE OXIDANTE. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 4, n. 4, p. 0412-0419, 23 out. 2018.
Seção
Chemical Engineering

Most read articles by the same author(s)