SALA DE AULA 4.0: TREINANDO UM ENGENHEIRO DE PROCESSOS EM UM AMBIENTE MULTIDISCIPLINAR

Palavras-chave: Industry 4.0, Education in Process engineering, Flipped classroom, Industrial experience

Resumo

Os sistemas de gerenciamento de dados são, atualmente, um dos cernes das indústrias químicas e bioquímicas. Este ambiente multidisciplinar demanda novas técnicas de aprendizado e ensino, tais como Problem Based Learning e sala de aula invertida. A Sala de Aula 4.0 é uma experiência de imersão industrial em um ambiente acadêmico, composto por uma caldeira semi-industrial com instrumentação digital integrada a um software gerenciador. O servidor, conectado à rede institucional, permite a análise de 150 variáveis de processo, aproximando o aluno do cenário de tomada de decisão em um ambiente industrial. A metodologia desenvolvida baseia-se em atividades de aprendizado teóricas e cognitivas para ampliar o aprendizado criativo, além de estimular o desenvolvimento de indicadores de produtividade (On Stream Factor e Overall Equipment Effectiveness) para quantificar KPIs subjetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDREA VALDMAN, Chemical Engineering Department, Federal University of Rio de Janeiro

Professora Adjunta, Departamento de Engenharia Química, Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduação em Engenharia Química (1992), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, pela Escola de Química/UFRJ. 

Projetos de pesquisa na área de Educação em Engenharia de Processos e Automação e Controle de Processos Químicos e Bioquímicos. Atua principalmente nos seguintes temas: intrumentação industrial online, desenvolvimento de sensores, automação, controle de processos, instrumentação, sistema supervisório, gás natural e petróleo.

Rafael Pinto Tiradentes, Chemical Engineering Department, Federal University of Rio de Janeiro
Graduando em engenharia química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de iniciação científica do Departamento de Engenharia Química em instrumentação e automação de processos químicos.
Publicado
2019-12-20
Como Citar
VALDMAN, A.; TIRADENTES, R. P. SALA DE AULA 4.0: TREINANDO UM ENGENHEIRO DE PROCESSOS EM UM AMBIENTE MULTIDISCIPLINAR. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 5, n. 5, p. 0433-0438, 20 dez. 2019.
Seção
General Articles