SALA DE AULA 4.0: TREINANDO UM ENGENHEIRO DE PROCESSOS EM UM AMBIENTE MULTIDISCIPLINAR
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss5pp0433-0438Mots-clés :
Industry 4.0, Education in Process engineering, Flipped classroom, Industrial experienceRésumé
Os sistemas de gerenciamento de dados são, atualmente, um dos cernes das indústrias químicas e bioquímicas. Este ambiente multidisciplinar demanda novas técnicas de aprendizado e ensino, tais como Problem Based Learning e sala de aula invertida. A Sala de Aula 4.0 é uma experiência de imersão industrial em um ambiente acadêmico, composto por uma caldeira semi-industrial com instrumentação digital integrada a um software gerenciador. O servidor, conectado à rede institucional, permite a análise de 150 variáveis de processo, aproximando o aluno do cenário de tomada de decisão em um ambiente industrial. A metodologia desenvolvida baseia-se em atividades de aprendizado teóricas e cognitivas para ampliar o aprendizado criativo, além de estimular o desenvolvimento de indicadores de produtividade (On Stream Factor e Overall Equipment Effectiveness) para quantificar KPIs subjetivos.