SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS IES DO PARANÁ

  • Adilson Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Gislaine Martinelli Baniski UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Palavras-chave: Qualidade no Ensino Superior. Sistemas de Avaliação. Unioeste. UEPG

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os sistemas de avalição da qualidade no ensino superior adotados pelas Universidades Estaduais, Unioeste e Uepg. A partir de uma abordagem qualitativa, com características descritivas, tendo como fonte principal de evidências, documentos institucionais, e com aplicação da análise de conteúdo foi possível elaborar uma análise comparativa baseada no modelo proposto por Cunha (2011), o qual é constituído por cinco categorias, sendo: Qualidade da Instituição; Qualidade do Corpo Docente; Qualidade do Corpo Discente; Qualidade do Currículo; Práticas Pedagógicas; e Avaliação. A partir dos pressupostos elencados pelo modelo adotado, os aspectos inerentes as “práticas pedagógicas” e a “avaliação”, não estão contemplados pelos sistemas avaliativos implantados pelas IES. As evidências sugerem que ambos os sistemas apresentam características de avaliação baseada em modelos regulatórios, que buscam garantir o cumprimento das regras de funcionamento preestabelecidas para o sistema. A análise sugere ainda que ambos os sistemas não são convergentes com modelos de avaliação educativos ou formativos, pois são sistemas que não apresentam características com ênfase na análise qualitativa e não incentivam o envolvimento de todos os segmentos das instituições na construção e execução do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Rocha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PMDA) na Universidade Positivo. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Controladoria e Gestão Financeira pela UNIPAR - Universidade Paranaense (2007-2008). Bacharel em Administração pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002-2006). Atua como Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão - Curso de Administração (2010-2012) e (2013 - atual) Atualmente é membro (pesquisador) do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEO), e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Estratégia, Inovação e Contabilidade (GEIC) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, durante 11 anos exerceu funções em nível gerencial no serviço público. Atualmente exerce o cargo de Diretor Geral de Campus da Unioeste - Campus Francisco Beltrão.

Gislaine Martinelli Baniski, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Docente e pesquisadora no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutora em Administração (Universidade Positivo, 2018) com estágio doutoral (período sanduíche) realizado em 2017, no Institut Superieur de Gestion (Paris - França) com o apoio e fomento da Coordenadoria de Apoio e Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG, 2005), especialista em Gestão em Marketing e graduada em Administração. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Docência nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica na graduação e pós-graduação. Interesses de pesquisa em Gestão Estratégica de Pessoas, cultura organizacional e interculturalidade, gestão do conhecimento e capacidades dinâmicas.

Publicado
2020-02-20
Como Citar
ROCHA, A.; MARTINELLI BANISKI, G. SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS IES DO PARANÁ. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 0015-0022, 20 fev. 2020.
Seção
General Articles