Jogos de expressões matemáticas com fins educativos: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss7pp16278-01cPalabras clave:
Expressões numéricas, Lúdico, Jogo de Cartões, Jogo de PalitosResumen
O atual trabalho reflete sobre uma atividade lúdica para o ensino de expressões numéricas, utilizando os jogos de Cartões e de Palitos. O objetivo principal foi investigar a potencialidade de jogos didáticos voltados para o ensino de expressões matemáticas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pio Barroso, no município de Santana do Araguaia - PA. O estudo possui um caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, no qual se apresentam reflexões e análises sobre o material lúdico utilizado. Entre as potencialidades da atividade com jogos de Palitos e de Cartões estão: a fixação de conceitos matemáticos anteriormente aprendidos, de uma forma motivadora para o estudante; desenvolvimento de estratégias próprias para a resolução das expressões propostas; participação ativa do estudante na aprendizagem das expressões matemáticas; desenvolvimento da competição sadia em ambiente escolar, uso correto da linguagem matemática. A partir dessa pesquisa é possível concluir a importância dos alunos vivenciarem um espaço passível de experiências lúdicas, gerando produtividade, participação e convivência com os colegas e aponta-se a necessidade de novos estudos que desenvolvam e analisem recursos metodológicos que contribuam na qualidade de ensino e aprendizagem de expressões matemáticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.