Jogos de expressões matemáticas com fins educativos: um relato de experiência

Autores/as

  • Cristiane Johann Evangelista Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
  • Elaine Morais da Conceição Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss7pp16278-01c

Palabras clave:

Expressões numéricas, Lúdico, Jogo de Cartões, Jogo de Palitos

Resumen

O atual trabalho reflete sobre uma atividade lúdica para o ensino de expressões numéricas, utilizando os jogos de Cartões e de Palitos. O objetivo principal foi investigar a potencialidade de jogos didáticos voltados para o ensino de expressões matemáticas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pio Barroso, no município de Santana do Araguaia - PA. O estudo possui um caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, no qual se apresentam reflexões e análises sobre o material lúdico utilizado. Entre as potencialidades da atividade com jogos de Palitos e de Cartões estão: a fixação de conceitos matemáticos anteriormente aprendidos, de uma forma motivadora para o estudante; desenvolvimento de estratégias próprias para a resolução das expressões propostas; participação ativa do estudante na aprendizagem das expressões matemáticas; desenvolvimento da competição sadia em ambiente escolar, uso correto da linguagem matemática. A partir dessa pesquisa é possível concluir a importância dos alunos vivenciarem um espaço passível de experiências lúdicas, gerando produtividade, participação e convivência com os colegas e aponta-se a necessidade de novos estudos que desenvolvam e analisem recursos metodológicos que contribuam na qualidade de ensino e aprendizagem de expressões matemáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

Evangelista, C. J., & Conceição, E. M. da. (2023). Jogos de expressões matemáticas com fins educativos: um relato de experiência. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 9(7), 16278–01c. https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss7pp16278-01c

Número

Sección

CONARA

Artículos más leídos del mismo autor/a