Uma revisão bibliográfica dos fatores de influência no ensaio esclerométrico

Auteurs

  • Mayanne Vieira de Paiva Instituto de Engenharia do Araguaia IEA/UNIFESSPA https://orcid.org/0000-0002-5846-783X
  • Marcus Vinícius Pereira Freitas Instituto de Engenharia do Araguaia IEA/UNIFESSPA https://orcid.org/0000-0001-9333-2183
  • Carlos Eduardo Soares Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA

DOI :

https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12100-01-09e

Mots-clés :

Patologias. Esclerometria. Controle tecnológico.

Résumé

As patologias existentes nas edificações de concreto armado ocorrem em função de diversas variáveis, uma das principais é a falta de controle tecnológico durante a obra, a partir do qual é possível prever ou detectar “não conformidades”. A falta ou falha nesse controle pode ocasionar problemas nas estruturas, portanto, os ensaios não destrutivos (ENDs) surgiram como métodos para se estimar a resistência do concreto e verificar a necessidade de reparos ou reforços nas estruturas. O Ensaio Esclerométrico é um END que mede a dureza superficial do concreto, fornecendo elementos para a avaliação da qualidade do concreto em estruturas novas ou antigas, auxiliando na identificação e prevenção de danos associados à durabilidade e segurança estrutural. Este trabalho objetiva realizar uma revisão sobre o ensaio de esclerometria e suas particularidades, bem como analisar os principais fatores que influenciam no ensaio. Buscou-se esclarecer questões acerca das vantagens e limitações da esclerometria e promover conhecimentos sobre a realização do ensaio através de uma revisão bibliográfica que apresenta debates entre normas vigentes relativas ao tema e literaturas publicadas sobre alguns fatores específicos, sendo estes: mão de obra, tipos de cimento e carbonatação, além de apresentar ensaios que auxiliam na análise do índice esclerométrico.

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Publiée

2021-03-30

Comment citer

Paiva, M. V. de, Freitas, M. V. P., & Soares, C. E. (2021). Uma revisão bibliográfica dos fatores de influência no ensaio esclerométrico. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(1), 12100–01. https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss1pp12100-01-09e

Numéro

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