Refletindo sobre as redes sociais no cuidado e educação de crianças de 0 a 6 anos de idade em famílias de camadas médias da população

Autores

  • Márcia Helena da Silva Fraga Universidade Federal de Viçosa
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa
  • Neide Maria de Almeida Pinto Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Frente às mudanças da família ao longo do seu ciclo de vida, o apoio das redessociais é fundamental ao enfrentamento de transições tais como o cuidar e educar filhosde 0 a 6 anos de idade. Este estudo descreve os tipos de apoio recebido pelas famílias decamadas médias da população de Bambuí – MG, e seus reflexos na sua qualidade devida, representadas por docentes de instituição de ensino público federal que chegaramnesta cidade nos últimos 5 anos. Para as famílias, o principal apoio recebido foi o dasredes sociais formais: cuidador pago e Instituições de Educação Infantil (IEI), e aslimitações foram baseadas na ausência de atendimento pelas IEI a crianças menores deum ano de idade. Estes resultados sugerem reflexos negativos na qualidade de vida dafamília e na atividade desempenhada no trabalho remunerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Helena da Silva Fraga, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Economia Doméstica pelo Programa de Pós Graduação em Economia Doméstica daUniversidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade de Campinas (2001) Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1986), Professora Associada daUniversidade Federal de Viçosa.

Neide Maria de Almeida Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ciências Sociais - Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2002) Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

ACOSTA, A. R.; VITALE, M. A. F. (Orgs.) Família, redes, laços e políticas públicas. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 2ª edição. Rio de Janeiro. RJ. Editora Bertrand Brasil, 1998.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/legislação/constituição.php> Acesso em 20 set. 2009.

________, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm> Acesso em 16 jun. 2010

________, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 16 jun. 2010

CASTELLS. M., A Sociedade em Rede, São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FAZITO, D.; SOARES, W. Análise das Redes de Migração Interna no Brasil (1986-1991): aspectos macroestruturais. Disponível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br>. Acessado em: 20 jun. 2010.

FRASER, N., O que é crítico na Teoria Crítica. In: CORNELL, D., BENHABIB, S., Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos, 1987.

GREENSTEIN, T. N., Economic dependence, gender, and the division of labor in home: A replication and extension. Journal of Marriage and Family, 62(2), 322-335, 2000.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS (IFMG) – Campus Bambui, Dados funcionais. Coordenação Geral de Recursos Humanos. (CGRH), Bambuí. 2009.

JÓIA, A. Cuidar e educar: determinantes históricos e tendências atuais. Disponível em <http://www.unicaieiras.com.br/revista1/.../ArtigoAdelaide.htm Acesso em 15 dez. 2010.

KALOUSTIAN, S.M. Família Brasileira, a Base de Tudo. São Paulo: Cortez, 1994.

MACEDO, L. C. de, O cuidado e a educação enquanto práticas indissociáveis na educação infantil. (2010) Disponível em <http:///www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/.../GT07-1824--Int.pdf> Acesso em 27 jun. 2010

PINHEIRO, M. H. C.; BIASOLI-ALVES, Z. M. M., A família como base, In: WEBER, L. N. D., (Org.) Família e Desenvolvimento: Visões interdisciplinares, Curitiba: Juruá, 2008

PORTUGAL, S. Novas Famílias, Modos Antigos. As redes sociais na produção de bem-estar. Tese de Doutoramento em Sociologia, 2006, Coimbra, FEUC.

ROCHA-COUTINHO, M. L., Quando o executivo é uma “dama”: A mulher, a carreira, e as relações familiares. Em T. eres-Carneiro (Org.), Família e casal: Arranjos e demandas contemporâneas . Rio de Janeiro: NAU. (p.15-30) 2003

WAGNER, A.; PREDEBON, J.; MOSMANN, C.; VERZA, F. Compartilhar tarefas? Papeis e funções de pai e mãe na família contemporânea. Psicologia: Teorias e
Pesquisas. Vol.21 no.2 Brasília May/Aug. 2005

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Fraga, M. H. da S., Barreto, M. de L. M., Loreto, M. das D. S. de, & Pinto, N. M. de A. (2011). Refletindo sobre as redes sociais no cuidado e educação de crianças de 0 a 6 anos de idade em famílias de camadas médias da população. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 22(2), 131–149. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3623

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3