A representação de crianças e adolescentes abrigados em Viçosa-MG sobre a convivência familiar e comunitária

Autores

  • Izabela Amaral de Almeida
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa sobre as representações que crianças e adolescentes institucionalizados têm sobre a convivência familiar e comunitária. Os dados analisados referem-se às ideias de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, que residem em dois Abrigos de Viçosa-MG. O método utilizado para coleta e análise de dados foi o Método Clínico Piagetiano. Os dados obtidos foram submetidos à análise qualitativa, e as respostas dos sujeitos foram agrupadas em subcategorias previamente definidas. Os resultados mostraram que a institucionalização ainda é priorizada em detrimento de políticas de reconstrução e fortalecimento dos vínculos familiares uma vez que faltam políticas públicas efetivas no fortalecimento da família para superação das dificuldades que levaram a situação de vulnerabilidade, e consequentemente, ao acolhimento.

 

Crianças e adolescentes; Convivência Familiar e Comunitária; Método Clínico Piagetiano.

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Biografia do Autor

Izabela Amaral de Almeida

Possui graduação em Serviço Social pela Escola de Estudos Superiores de Viçosa (2010) e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2013), atuando na Linha de Pesquisa Família, Políticas Públicas e Avaliação de Programas e Projetos Sociais. Tem experiência na área de Serviço Social Judicial.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora Associada I (DR) da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Doméstica, com ênfase na Área de Família e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais para a Infância; Políticas de Proteção à Infância; Construção do Conhecimento Social envolvendo temáticas pertinentes à Economia Doméstica tendo crianças e adolescentes como fontes privilegiadas da pesquisa. Educação Infantil.

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Amaral de Almeida, I., & Mattos Barreto, M. de L. (2014). A representação de crianças e adolescentes abrigados em Viçosa-MG sobre a convivência familiar e comunitária. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 25(1), 039–068. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3683

Edição

Seção

Artigos