As barreiras de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de uma cidade de porte médio: o caso de Viçosa, MG

Autores/as

  • Neide Maria de Almeida Pinto Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Louise de Carvalho Fiúza Universidade Federal de Viçosa

Palabras clave:

Tecnologias da Informação e da Comunicação, TIC, Info-Exclusão

Resumen

Muito embora os dados apontem para um crescimento da “Sociedade da Informação” no mundo global, as desigualdades de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) envolvem não simplesmente a barreira material relacionada a ter ou não acesso aos artefatos tecnológicos, mas também barreiras que se colocam ao seu uso. Nessa perspectiva, buscou-se analisar os fatores condicionantes da posse das TIC, tomando como variáveis intervenientes à sua posse, a renda, a idade, a escolaridade, a profissão e a presença de filhos nos domicílios. A abordagem teórica se baseou nos estudos de sociologia da técnica de concepção socioconstrutivista, não considerando as tecnologias como externalidades, mas como expressão das múltiplas influências existentes nos contextos sociais. A pesquisa teve caráter cross-sectional, com a aplicação de questionários semi-estruturados em um município de médio porte, Viçosa, MG. Os resultados reforçaram o peso dos aspectos sociais moldando a possibilidade física de posse das tecnologias, sendo a barreira de renda a mais evidente, revelando variações de gênero e geração no uso das TIC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neide Maria de Almeida Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1991), mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) com período sanduiche na França, no Institute d Études Politiques de Paris. É professora associada, vinculada ao Departamento de Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa e vice-lider do grupo certificado de pesquisa do CNPq: GERAR - Grupo de Estudos Rurais - Ruralidades e Agricultura Familiar .

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa

Pós Doutora em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduação em Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Publicado

2018-05-11

Cómo citar

Pinto, N. M. de A., & Fiúza, A. L. de C. (2018). As barreiras de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de uma cidade de porte médio: o caso de Viçosa, MG. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(2), 386–406. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3769

Artículos más leídos del mismo autor/a