CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG

Authors

  • Lígia Inês Souza Silva
  • Alberto Lima de Oliveira
  • Manuela Pereira Souto
  • Lucélia Cristina Alves

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0835-0840

Keywords:

orgânicos, mercado, demanda

Abstract

Este trabalho teve como objetivo caracterizar o mercado consumidor, sua percepção e conhecimento sobre alimentos orgânicos em Rio Paranaíba - MG. Foram aplicados 188 questionários estruturados em estabelecimentos comerciais como supermercados e sacolões, sendo um questionário para cada participante e verificou-se que a maior parte dos consumidores são pessoas adultas, mulheres, de nível médio. Observou-se na pesquisa uma demanda por produtos orgânicos no mercado de Rio Paranaíba, sendo a indisponibilidade destes produtos o maior fator que limita esse consumo. Como grande porção dos participantes apresentou conhecimento superficial sobre o que é um produto orgânico e como identificá-lo na gôndola, ficou evidente a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BERTOLDI, M. C. Atitudes e motivação em relação ao consumo de alimentos orgânicos em Belo Horizonte – MG. Braz. J. Food Technol., IV SSA, maio 2012, p. 31-40.
BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 dez. 2003. Seção 1, n. 250, p. 8.
SEBRAE, 2015. O mercado para produtos orgânicos está aquecido. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-mercado-para-os-produtos-organicos-esta-aquecido,5f48897d3f94e410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 28/03/2017.

Published

2017-08-29

How to Cite

Silva, L. I. S., Oliveira, A. L. de, Souto, M. P., & Alves, L. C. (2017). CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM RIO PARANAÍBA-MG. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(6), 0835–0840. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0835-0840

Issue

Section

Engineering and Food Technology

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.