SILAGEM DE DIETA TOTAL COM FEIJÃO GUANDU DESTINADAS A VACAS LEITEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v14i01.19572Palavras-chave:
leguminosa, silagem de feijão guandu, silagem de leguminosa.Resumo
O uso de silagem na alimentação de ruminantes é essencial, visto que a estacionalidade na produção de forragem resulta na necessidade de suplementação dietética dos rebanhos leiteiros, elevando os custos de produção total. A silagem de dieta total (TMR) tem por objetivo melhorar os parâmetros fermentativos de forragens com baixo valor nutritivo e alta umidade, como a cana e capim-elefante. Objetivou-se por meio desse estudo avaliar a potencialidade da silagem de dieta total em reduzir as perdas por gases e efluentes, perda de matéria seca, melhorar a fermentação, valor nutritivo e digestibilidade de silagens que contém cana-de-açúcar (Saccharum sp.), capim-elefante (Pennisetum purpuerum) e feijão guandu (Cajanus cajan), e qual (ais) tratamento(s) são mais indicados para vacas que produzem até 15 L.d-1 de leite. O experimento foi implementado na fazenda Boa Vista, distrito de Cachoeira de Santa Cruz, Viçosa-MG, pertencente à Universidade Federal de Viçosa (UFV). O cálculo das exigências nutricionais de vacas em lactação e formulação das dietas totais foram realizadas no Sistema Viçosa de Formulação de Rações, com base no NRC (2001). Para as aplicações das análises estatísticas foi utilizado o programa R versão 4.0.4 (2021) com o aplicativo RStudio versão 1.4.1106 -© 2009-2021. Para avaliar o efeito dos tratamentos foi utilizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis com ajuste de Bonferronin, seguido do teste de Dunn. Houve diferença (P<0,05) entre os tratamentos em todos os parâmetros avaliados, exceto N-NH3. As silagens de dietas totais 3 e 5 apresentaram melhores parâmetros fermentativos, composição bromatológica e menores perdas por gases, efluentes e de matéria seca durante o processo de ensilagem, e são capazes de atender a exigência nutricional de vacas em lactação, produzindo até 15 L de leite por dia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.