COMPOSIÇÃO QUÍMICA, PERFIL FERMENTATIVO E POPULAÇÕES MICROBIANAS DE SILAGENS MISTAS DE MILHO E GUANDU

Autores

  • Evaldo Paulo Firmino Universidade Federal de Viçosa
  • Rogério de Paula Lana Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v14i01.19571

Palavras-chave:

avaliação de alimentos, conservação de forragens ruminantes

Resumo

Avaliou-se a composição química, perfil fermentativo e populações microbianas de silagens mistas de milho (Zea mays) e guandu (Cajanus cajan). Utilizou-se um esquema fatorial 5 x 5 (cinco tipos de silagem x cinco períodos de fermentação) em um delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Os tipos de silagem diferiram quanto à proporção de guandu na mistura (0, 10, 20, 30 e 100%). Os períodos de fermentação foram de 3, 7, 14, 21 e 42 dias. Houve efeito de interação entre tipos de silagem * período de fermentação (P<0,05) para a população de bactérias do ácido láctico, sendo que as maiores populações encontradas na silagem de guandu. Não houve efeito para mofos, leveduras e recuperação de matéria seca. Os teores de matéria seca e de carboidratos não fibrosos reduziram com a participação de guandu na mistura e o inverso ocorreu para o pH. A silagem de guandu apresentou maiores populações de enterobactérias e concentrações de lignina, fibra em detergente neutro corrigido para cinzas e proteína, matéria mineral e nitrogênio amoniacal. A participação de guandu em 30% da mistura mostrou-se eficiente para aumentar a proteína da silagem de milho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evaldo Paulo Firmino, Universidade Federal de Viçosa

Parte da dissertação de mestrado do primeiro autor.

Rogério de Paula Lana, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Zootecnia - Departamento de Zootecnia - UFV (1991) e doutorado em Animal Science - Cornell University, Ithaca, NY, USA (1997). É professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa desde 1992, atualmente na classe Titular; Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Responsável pela coordenação do Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (SIMBRAS), editor dos anais de palestras, resumos expandidos e minicursos; Editor-chefe da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável / Brazilian Journal of Sustainable Agriculture (RBAS / BJSA); Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (https://sites.google.com/site/posgraduacaoagroecologiaufv/) e revisor das revistas: Animal Feed Science and Technology, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciência Rural, Revista Ceres e Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável. Desenvolve pesquisas relacionadas à avaliação de alimentos para animais ruminantes, exigências nutricionais, fermentação ruminal, avaliação de sistemas de formulação de rações para bovinos, eficiência de uso de nutrientes, sustentabilidade da agricultura e pecuária e agroecologia. É autor e co-autor de 359 resumos de congressos científicos, 186 artigos científicos, orientador/membro de 95 dissertações de Mestrado e 36 teses de Doutorado. É autor de três livros: 1) Sistema Viçosa de formulação de rações (2000, 2003, 2005 e 2007), 91p., com planilha de cálculo de rações; 2) Nutrição e alimentação animal (mitos e realidades) (2005 e 2007), 344p.; e 3) Respostas de animais e plantas aos nutrientes (2007, 2015), 171p.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Paulo Firmino, E., & Lana, R. de P. (2024). COMPOSIÇÃO QUÍMICA, PERFIL FERMENTATIVO E POPULAÇÕES MICROBIANAS DE SILAGENS MISTAS DE MILHO E GUANDU. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 14(01), 28–37. https://doi.org/10.21206/rbas.v14i01.19571

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)