Ensino de astronomia nos anos iniciais a partir das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss4pp12825-01-12e

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Séries iniciais, BNCC

Resumo

As orientações para o ensino de Astronomia nos anos iniciais são contraditórias em documentos oficiais da educação brasileira – não são recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), mas estão entre os critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Recentemente foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normatizador que muda a estrutura de toda a educação básica brasileira. Suas determinações podem trazer mudanças significativas nos currículos de Ciências e nos livros didáticos. Diante desse cenário, apresentamos uma pesquisa documental, que visa identificar na BNCC o encaminhamento do ensino dos conteúdos de Astronomia nos anos iniciais. Os resultados apontam que a maior parte dos assuntos de Astronomia são determinados pela BNCC para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Porém, conteúdos que exigem maior grau de abstração e habilidade espacial para sua compreensão como, por exemplo, estações do ano e fases da Lua, não foram indicados. Quanto à forma de abordagem, atividades de observação direta dos astros e de fenômenos celestes integram o desenvolvimento desses conhecimentos na BNCC. 

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Oliveira, E. A. G., & Amantes, A. (2021). Ensino de astronomia nos anos iniciais a partir das novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular . REVES - Revista Relações Sociais, 4(4), 12825–01. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss4pp12825-01-12e

Edição

Seção

General Papers/Artigos