As práticas educativas no contexto da educação especial em Humaitá, no sul do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13795-01e

Palavras-chave:

Educação Especial, Arqueogenealogia, Produções Acadêmicas, Pesquisas Educacionais, Inclusão da pessoa com deficiência

Resumo

Partindo do pressuposto de que a educação especial ainda não é inclusiva objetivou-se nesse estudo problematizar as práticas educativas no contexto da educação especial no município de Humaitá-AM. Utilizando-se do referencial da arqueogenealogia de Michel Foucault, formou-se o arquivo com a produção acadêmica no contexto amazônico e os projetos pedagógicos de duas escolas, que evidenciou a forma de produção subjetiva que a instituição exerce em seus atores e a resistência de alguns profissionais que, mesmo sem incentivo, ainda tentam desenvolver uma educação comprometida. Da análise dos dados surgiram três categorias de discursos que são: despreparo docente, falta de tempo e descaso institucional em paralelo ao seu planejamento que fogem da realidade ao qual pertencem. Conclui-se que a efetivação de uma prática educacional inclusiva perpassa tensões e enfrentamentos e que se posicionar ou não é uma escolha do profissional que envolve sua forma de existir, seus valores, sua ética e sua forma de olhar o outro a partir de si.

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Publicado

2022-01-25

Como Citar

Costa, R. C. da, & Pinto, V. F. (2022). As práticas educativas no contexto da educação especial em Humaitá, no sul do Amazonas. REVES - Revista Relações Sociais, 5(1), 13795–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13795-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos