“O MOMENTO DA VERDADE”: TECNOLOGIA E POLÍTICA NO MUNDO MODERNO EM CRISE A PARTIR DE HANNAH ARENDT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0079-0091

Palavras-chave:

Ciência. Totalitarismo. Campos de concentração. Ideologia. Terror.

Resumo

Investigamos no pensamento político de Hannah Arendt (1906-1985) as relações entre o progresso científico e tecnológico com a violência. A partir da análise da crise do mundo moderno trazida pela ascensão do totalitarismo alemão, esclarecemos o papel dos campos de concentração como tecnologia para a mudança da natureza humana tendo como premissas a ideologia e o terror. Por causa dos ataques com bombas atômicas a Hiroshima e Nagazaki, no Japão, dando fim à Segunda Guerra Mundial, avaliamos o receio de que uso constante dessa tecnologia levasse a espécie humana ao seu termo com a temida guerra nuclear. Distinguimos os conceitos de poder e violência a fim de demonstrar que a confusão está fundamentada na banalização do uso da violência e das tecnologias de guerra no mundo moderno e de sua confusão com o fenômeno do poder: a violência não amplia o poder, antes é sinal de sua decadência. Por fim, criticamos o mito do progresso ilimitado da ciência e da tecnologia e sua pretensa melhoria do mundo comum com a dissenção em relação ao sensus communis. Em nosso estudo aproximamos a discussão sobre o uso da tecnologia da política a partir dos conceitos arendtianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, especialista Temas Filosóficos e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Professor titular de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Santa Luzia.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
ARENDT, Hannah. A imagem do inferno. In: ARENDT, Hannah. Compreensão e política e outros ensaios. Lisboa: Relógio D’água, 2001, p. 39-53.
ARENDT, Hannah. A promessa da política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2008a.
ARENDT, Hannah. A Europa e a bomba atômica. In: ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo (Ensaios). São Paulo: Cia. das Letras/Ed. UFMG, 2008b, p. 434-438.
ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Volume I. Pensar. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.
ARENDT, Hannah. Compreensão e política. (As dificuldades da compreensão). In: ARENDT, Hannah. A dignidade da política. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993, p. 230-257.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2004a.
ARENDT, Hannah. O que é política? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004c.
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Cia. das Letras, 2004c.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e o conceito de progresso. AGUIAR, Odílio Alves; BARREIRA, César; ALMEIDA, José Carlos Silva de; BATISTA, José Élcio (Orgs.). In: Origens do totalitarismo: 50 anos depois. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001, p. 193-202.
COURTINE-DENAMY, Sylvie. O cuidado com o mundo: diálogo entre Hannah Arendt e alguns de seus contemporâneos. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
YOUNG-BRUEHL, Elizabeth. Por amor ao mundo. A vida e a obra de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.

Downloads

Publicado

2019-02-18

Como Citar

Briskievicz, D. A. (2019). “O MOMENTO DA VERDADE”: TECNOLOGIA E POLÍTICA NO MUNDO MODERNO EM CRISE A PARTIR DE HANNAH ARENDT. REVES - Revista Relações Sociais, 2(1), 0079–0091. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0079-0091

Edição

Seção

General Papers/Artigos