O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0158-0168

Palavras-chave:

Ontologia do olhar. Intersubjetividade. Filosofia da Educação.

Resumo

Investigamos a ontologia do olhar proposta por Jean-Paul Sartre em seu livro O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica, publicado em 1943, a fim de problematizar as relações intersubjetivas na instrução escolar em particular, e na educação, em geral. Aproximando-nos do texto sartriano, demonstramos como o conceito de olhar é estruturante do Para-si e de sua dimensão do ser-Para-outro. A partir da controvertida figura da escola-medusa, remetendo-nos ao mito grego antigo de Medusa que petrificava quem a olhasse diretamente, estabelecemos um diálogo entre a ontologia sartriana e a pedagogia. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica. O resultado pretendido é uma colaboração em torno da ontologia do olhar, no interior das discussões propostas pela Filosofia da Educação.

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Biografia do Autor

DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, especialista Temas Filosóficos e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Professor titular de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Santa Luzia.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

BRISKIEVICZ, D. A. (2018). O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0158–0168. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0158-0168

Edição

Seção

Educação