DA UNIVERSIDADE AO MUNDO DO TRABALHO: PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS GESTORES

Autores

  • Corina Alves Farinha UEMG - Campus Divinópolis https://orcid.org/0000-0003-4411-8409
  • Patrícia Rosânia de Sá Moura Universidade do Estado de Minas Gerais Faculdade de Políticas Públicas

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0122-0136

Palavras-chave:

Formação profissional. Mundo do trabalho. Diversidade sexual.

Resumo

A diversidade constitui, na atualidade, um tema bastante difundido no âmbito das organizações, contudo ainda não se tem  clareza das práticas e políticas da gestão da diversidade, sobretudo quando se trata do público LGTB. Em outros termos, de que modo esse público vem sendo tratado no ambiente de trabalho? Sendo assim, essa pesquisa procura analisar a formação profissional de 120 futuros gestores para o mundo do trabalho em termos de diversidade sexual. O objetivo consistiu em identificar em que medida os conteúdos das disciplinas de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Gestão de Pessoas são capazes de sensibilizar os estudantes sobre as atitudes discriminatórias e/ou preconceituosas com pessoas LGBT no ambiente organizacional, o quanto essas pessoas são muitas vezes excluídas desse meio. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de natureza exploratória e descritiva, por meio de estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se do método investigativo de problematização da realidade e solução de problemas. Os resultados indicam que os conteúdos das disciplinas, componentes do currículo da instituição pesquisada, se revelam instrumentos importantes  para ampliar ou modificar a percepção dos estudantes quanto a  atitudes discriminatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Corina Alves Farinha, UEMG - Campus Divinópolis

Mestre em Educação Tecnológica, CEFE-MG, Bacharel em Adminisitração de Empresas. Docente de ensino superior e pós-graduação. Atualmente atua na Unidade Divinópolis da Universidade do Estado de MInas Gerais, nos cursos: Jornalismo, Engenharia Civil e Engenharia da Computação .

Downloads

Publicado

2020-06-20

Como Citar

Farinha, C. A., & Moura, P. R. de S. (2020). DA UNIVERSIDADE AO MUNDO DO TRABALHO: PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS GESTORES . REVES - Revista Relações Sociais, 3(3), 0122–0136. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0122-0136

Edição

Seção

General Papers/Artigos