Educação de jovens e adultos e o planejamento de carreira no CESEC Divinópolis MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp11666-01-14e

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. EJA. Planejamento de carreira.

Resumo

Trata-se do resultado de um Projeto de Extensão, tutelado pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG,  Divinópolis - MG, Edital PROINPE 1/2019, realizado no Centro Estadual de Educação Continuada - CESEC Dr. Fábio Botelho Notini, Divinópolis – MG. Objetivou-se sensibilizar um grupo de jovens e adultos para a importância de estruturar um projeto de vida profissional, elaborando plano de carreira. Aplicou-se um questionário para conhecer o público alvo. Os dados de 69 estudantes de EJA indicam: 54% adultos, de 25 a 60 anos; 46% jovens, 15 a 24 anos; 51% gênero feminino, 51% brancos, 54% não trabalham; 37% não concluíram os estudos no tempo estabelecido pelo MEC em virtude da atividade laboral e família, e 35% por desinteresse; 41% escolheu a formação ágil do CESEC, 58% retomaram os estudos para capacitar-se; e após o CESEC 51% desejam graduar-se. Considera-se impacto na sociedade a possibilidade de contribuir para a reflexão e construção do plano de carreira de sujeitos cuja trajetória de vida pessoal e profissional abarca saberes diversos. Os estudantes do CESEC explicitaram a importância da atividade para constituir o futuro profissional; diretor, docentes e funcionários consideraram importante a atuação da Universidade pública no ambiente escolar do CESEC levando os estudantes de EJA a refletir sobre estudo, trabalho e profissão. Os graduandos relataram a relevância de conhecer e analisar a trajetória de vida pessoal e profissional de sujeitos que se esforçam para retomar os estudos, o entusiasmo e a valorização da educação para conquistar um emprego e exercer a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Farinha, C. A., & Souza, T. N. F. (2021). Educação de jovens e adultos e o planejamento de carreira no CESEC Divinópolis MG . REVES - Revista Relações Sociais, 4(2), 11666–01. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss2pp11666-01-14e

Edição

Seção

General Papers/Artigos