DISCUSSÕES ACERCA DO DISCURSO MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO: A FABRICAÇÃO DO CORPO MAGRO NA REVISTA ANAMARIA

Autores/as

  • Suélem do Sacramento Costa de Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Bárbara Hees Garré Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0028-0034

Palabras clave:

Relações de poder. Corpo. Discurso midiático.

Resumen

Esse trabalho situa-se em problematizar  algumas discursividades que circulam na mídia contemporânea e que fabricam o que parece ser o modelo estético vigente na atualidade, onde os corpos “devem” ser magros. Compreende-se que os corpos dos sujeitos são produzidos pelas e nas relações de poder em que estão engendrados. Toma-se como corpus empírico as reportagens da seção “Dieta” de alguns exemplares das edições semanais da revista AnaMaria, que é uma mídia impressa que operacionaliza um processo de subjetivação que funciona de um modo sutil e convidativo. Compreende-se a mídia como uma pedagogia cultural, que educa e fabrica sujeitos para além da escola. O referencial teórico e metodológico da pesquisa são alguns conceitos do filósofo Michel Foucault utilizados como ferramentas de análise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suélem do Sacramento Costa de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestre em Educação e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2018), Especialista em Controladoria - Anhanguera Educacional (2009), Bacharel em Economia - Universidade Federal de Pelotas (2005). Servidora Pública Federal lotada no IFSul-Câmpus Pelotas, Técnico Administrativo em Educação de Nível Superior, cargo Economista e Licencianda em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas.

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Professora do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e da Licenciatura em Computação do Instituto Federal SUL-Rio-Grandense Câmpus Pelotas. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Mestre em Educação em Ciências (2011) na mesma Instituição. Coordenadora do GEEJS (Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Juventude e Subjetividade). Pesquisadora do GEECAF (Grupo de Estudos em Educação Cultura, Ambiente e Filosofia - FURG). Coordenadora Institucional do PIBID (Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência). Principais temáticas de trabalho: Educação, Filosofia, Juventude, Educação Ambiental e Artefatos Midiáticos.

Publicado

2020-01-14

Cómo citar

Moraes, S. do S. C. de, & Garré, B. H. (2020). DISCUSSÕES ACERCA DO DISCURSO MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO: A FABRICAÇÃO DO CORPO MAGRO NA REVISTA ANAMARIA. REVES - Revista Relações Sociais, 3(1), 0028–0034. https://doi.org/10.18540/revesvl3iss1pp0028-0034

Número

Sección

General Papers/Artigos