Um breve panorama da produção de itens para avaliação da qualidade da Educação Superior em 2019

Autores

  • Atair Silva de Sousa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl4iss4pp13216-01-12e

Palavras-chave:

Educação Superior. Banco Nacional de Item. Políticas Educacionais. ENADE.

Resumo

Neste estudo foi realizada uma breve análise dos processos que envolvem a produção de itens produzidos para a prova do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) no âmbito do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES) cujo propósito é a avaliação da qualidade da Educação Superior em 2019. O objetivo foi analisar os processos da produção de itens para esta prova levando em conta o aproveitamento deles para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE), além de propor medidas pedagógicas que possam trazer melhorias para esses processos. Foram realizadas uma pesquisa bibliográfica documental e uma busca de dados, referentes à produção de itens para o BNI-ENADE, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (INEP). Os resultados mostraram um percentual de aproveitamento de itens dentro da normalidade e, além disso, percentual positivo de eficiência deste banco de itens para os cursos avaliados nessa edição. Por outro lado, os resultados também apontaram fragilidades no aproveitamento de itens para determinadas áreas de conhecimento. Com isso, foi possível apontar possíveis intervenções que possam trazer melhorias ao processo de produção de itens para esse banco de itens.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Sousa, A. S. de. (2021). Um breve panorama da produção de itens para avaliação da qualidade da Educação Superior em 2019. REVES - Revista Relações Sociais, 4(4), 13216–01. https://doi.org/10.18540/revesvl4iss4pp13216-01-12e

Edição

Seção

General Papers/Artigos