Sistema de Gestão de Desempenho Organizacional como Ferramenta Estratégica
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl8iss1pp21397Palavras-chave:
Gestão com Pessoas, Gestão de Desempenho, Balanced Scorecard, Indicadores de Desempenho, Estratégia OrganizacionalResumo
Este estudo apresenta uma resenha acadêmica e crítica do artigo Enterprise Performance Management System Construction Based on Strategy Organization, de autoria da pesquisadora chinesa Yuxing Dong, publicado no periódico Advances in Economics, Business and Management Research. A pesquisa original explora a gestão de desempenho como ferramenta estratégica para a competitividade organizacional. O artigo aborda, de maneira interessante, como os desafios da globalização e dos avanços tecnológicos impulsionaram as empresas a aprimorarem suas práticas de gestão – utilizando abordagens como o Balanced Scorecard (BSC) e indicadores-chave de desempenho. A obra destaca que um sistema eficaz de gestão do desempenho aprimora o desempenho dos colaboradores e impacta o crescimento da organização. Além disso, ressalta a relevância da comunicação interna e da avaliação contínua para otimizar os processos organizacionais. Por meio dessa resenha, busca-se oferecer uma análise reflexiva sobre as contribuições e limitações do estudo, estimulando novas discussões sobre a aplicabilidade dos sistemas de gestão de desempenho na realidade acadêmica e corporativa contemporânea.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. et al. Oportunidades, Vantagens e Desafios do Ensino a Distância: percepções de estudantes de Administração do Rio de Janeiro. In: 35º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, On-line, 2024.
ALVARENGA, C. et al. A Adoção da Pedagogia Empreendedora na Perspectiva de um Mundo VUCA. South American Development Society Journal, v. 10, n. 28, 2024.
BATISTA, M. et al. Uma iniciativa de educação profissional para a construção de carreira dos alunos de Administração. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022.
BAZANINI, R.; CORTEZ, E. REFLEXÕES SOBRE A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES: O substrato do método cartesiano. Pensamento & Realidade, v. 38, n. 1, p. 157-176, 2023.
BRANDÃO, H. et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública – RAP, v. 42, n. 5, 2008.
CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas? Cadernos EBAPE, FGV, v. 20, n. 3, 2023.
CALVOSA, M. Como o bem-estar ocupacional docente é afetado por cenários inesperados e imprecisos? Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022.
CALVOSA, M. Relevância do trabalho e da qualidade de vida no trabalho para a sociedade. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 62, n. 2, 2022.
CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, n. 01, p. 224-260, 2023.
CALVOSA, M. Instruções de como elaborar uma resenha acadêmica e crítica. In: Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. 2020.
CALVOSA, M. Modelo de verificação e diretrizes para a publicação de resenha crítica. In: III Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. 2021.
CALVOSA, M. Análise da Ferramenta MDA-Modelo de Decisões por Axiologia, aplicado ao planejamento estratégico pessoal. In: XXII SEMEAD-Seminários em Administração-FEA-USP, São Paulo, 2019.
CORREIA, F. et al. A necessidade de gestores no século XXI: liderança empresarial x gerenciamento eficaz. In: II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende–RJ, 2005.
DONG, Y. Enterprise Performance Management System Construction Based on Strategy Organization. Advances in Economics, Business and Manag. Research, v. 150, p. 303-307, 2020.
FARINHA, C. A.; MOURA, P. R. de S. DA UNIVERSIDADE AO MUNDO DO TRABALHO: PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS GESTORES. REVES - Revista Relações Sociais, v. 3, n. 3, p. 0122–0136, 2020.
FORTUNATO, W. et al. Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, v. 14, n. 2, p. e2255, 2024.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Modelo de resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista Processus Multidisciplinar, v. 1, n. 2, p. 04-07, 2020.
JANUÁRIO, É. et al. Análise da capacidade dinâmica gerencial, envolvendo cultura organizacional e agilidade organizacional. Rev. Internacional de Gestão Científica e Turismo, v. 10, n. 3, 2024.
LEITE, R. et al. Mentorias Spot: vantagens, desvantagens e operacionalização. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 14, n. 1, p. 118-140, 2024.
LIMA, M. et al. O Constructo Liderança Contemporânea A Partir Das Mídias Sociais Virtuais. Revista de Administração Unimep, v. 19, n. 10, p. 83-108, 2022.
MACEDO, J. et al. A. Um ensaio sobre inovação gerencial e TICs em organizações competitivas. International Journal of Scientific Management and Tourism, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e963, 2024.
MARTINS, A. Learning Analytics Aplicada às Áreas Pedagógica e Educacional: verificação do aumento da motivação e do desempenho acadêmico em alunos do nível superior. South American Development Society Journal, v. 10, n. 28, 2024.
MAVUNDLA, L. D. Determinants of the Use of the Business Budget in Small Enter-prises in Maputo. REVES - Revista Relações Sociais, v. 4, n. 4, p. 13200–01, 2021.
MELO FRANCO, I. et al. What are the Expectations of Business Administration Students for Building a Career? Journal of Business and Management - IOSR-JBM, v. 25, p. 9, 2023.
NOGUEIRA, C. et al. Lições de Liderança dos CEO’s da Apple Inc.: Steve Jobs e Tim Cook. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, v. 7, n. 1, 2024.
QUEIROZ, A. de et al. Market fit e decisões empreendedoras em uma cidade desigual. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 13, n 2, 2023.
QUEIROZ, A. de et al. Relato Técnico sobre uma Experiência de Extensão em Pequenas PME’s: definições acadêmicas, estratégias gerenciais e decisões empreendedoras. In: EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, FEA/USP, 2022.
RIBEIRO, J.; LADEIRA, M.; FARIA, A. Modelo de referência para a gestão estratégica do desempenho de parques tecnológicos. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 24, p. 183-216, 2018.
SANTOS FORTUNATO, W.; et al. Origem e Evolução do Fenômeno Rotatividade de Colaboradores: uma revisão de literatura. Revista Valore, [S. l.], v. 9, p. 95–111, 2024.
SAMPAIO MARTINS, A. Autoeficácia vs. Estresse: como gerar estudantes mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso acadêmico? Revista UFG, v. 22, 2022.
THOMAZ, A. et al. Mentalidade Ágil e Folga Ágil Garantem Competitividade em Longo Prazo? Revista de Casos e Consultoria, v. 15, n. 1, 2024.
VILAS BOAS, A.; et al. Analysis of Customer Digital Behavior through the Canvas Business Model. Journal of Economics, Finance and Management Studies, v. 7, n. 5, 2024.
XAVIER, A.; et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Futuros Gestores: como a Geração Y encara as competências necessárias para o aumento da empregabilidade e para o sucesso no ambiente profissional. In: XXXVI ENANPAD, Rio de Janeiro, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVES - Revista Relações Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.