Anúncios

Edição Atual

v. 13 n. 2 (2024): Dossiê novo Ensino Médio
					Visualizar v. 13 n. 2 (2024): Dossiê novo Ensino Médio
Publicado: 15-05-2024

Editorial

Artigos Científicos

  • A Base Nacional Comum Curricular como ferramenta de controle pedagógico

    Adriel Leandro Mesquita, Silvia Fernanda Cantoia
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16507
  • A Educação Física no novo Ensino Médio: uma análise do referencial curricular gaúcho e do caderno de linguagens e suas tecnologias

    Rafaela Gonçalves Bellinazo, Jaqueline de Souza Liberalesso, Phillip Vilanova Ilha
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16483
  • A Gestão escolar no novo Ensino Médio: os sujeitos e os tempos

    Ana Maria Alves Saraiva
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16905
  • A percepção dos professores de Educação Física sobre a política do novo Ensino Médio na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul

    Otavio Bonjiovanne Lourenço, Rodrigo Gonçalves Duarte, Dirceu Santos Silva
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16898
  • A política educacional como produto e como produtora de novos mercados: a reforma do Ensino Médio enquanto um modelo exemplar de uma política produzida sob a lógica da governança estatal

    Camila Grassi Mendes Faria
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16900
  • A reforma do Ensino Médio e suas aproximações com o BID: conexões no fomento da dualidade

    Evelyn Freire da Silva, Joana D'Arc Germano Hollerbach
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16641
  • A Reforma do Ensino Médio no estado da Bahia: uma análise do Documento Curricular Referencial

    Franciele Brito Barbosa, Elis Cristina Fiamengue
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16891
  • A reforma do novo Ensino Médio sob a ótica da abordagem do ciclo de políticas

    Eloisa Rosotti Navarro, Emerson Rolkouski
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16820
  • A supressão da Educação Física nas matrizes curriculares do novo Ensino Médio

    Jose Arlen Beltrão , David Romão Teixeira, Celi Nelza Zulke Taffarel
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.17037
  • As mudanças no Ensino Médio na percepção de estudantes de escolas públicas do sul de Minas Gerais

    Karina Teixeira, Maurício Souza Novais , Ana Carolina Silva, Isabella Carvalho Lopes , Paulo Ricardo da Silva
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16494
  • BNCC, reforma do Ensino Médio e educação em ciências: o caso das propostas curriculares estaduais das regiões Norte e Centro-Oeste

    Luísa Gonçalo Dai Prá, Jorge Luiz Pereira de Matos, Rodrigo Diego de Souza
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16518
  • Caminhos da reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) nos Institutos Federais: 2019 – 2022

    Alessandro Eziquiel Paixão, Monica Ribeiro da Silva
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16890
  • Contexto e redes de influência na produção do texto do currículo base do Ensino Médio do território catarinense

    Filomena Lucia Gossler Rodrigues Silva, Tatiane Aparecida Martini, Alessandra Vidal Dias
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16881
  • Educação e projeto de sociedade: disputas em torno do Ensino Médio no atual contexto brasileiro

    Claudionei Vicente Cassol, Jaqueline Moll
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16876
  • Negacionismo científico no currículo de Biologia do Novo Ensino Médiodo Estado de Minas Gerais: ideologia, conhecimento e justiça social

    Sandra Escovedo Selles, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Bruno Venancio de Oliveira, Maicon Azevedo
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16897
  • Integração curricular do NEM: desafios do novo Ensino Médio

    Ana Carolina Fernandes Gonçalves
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16374
  • Lugares do trabalho no currículo de referência de Mato Grosso do Sul para o novo Ensino Médio

    Wesley Fernando de Andrade Hilário, Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16904
  • Narrativas discentes sobre a Educação Física no contexto da reforma do Ensino Médio

    Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Wagner dos Santos, Amarilio Ferreira Neto
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16591
  • Neoconservadorismo e agenda antigênero em políticas de educação no Brasil: uma análise com foco na BNCC do ensino médio

    Carolina Vergara Rodrigues, Fernando Seffner
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16829
  • Novas arquiteturas curriculares do Ensino Médio: entre o velho descaso e costumeiro faz de conta

    Edivanda Albarello, Claudionei Vicente Cassol
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16819
  • “Promover o discurso do empreendedor de si”: sentidos e significados atribuídos pelos professores ao componente curricular Projeto de Vida

    Adriege Rodrigues, Regina Alice Rodrigues Araújo Costa, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16628
  • O Ensino Médio: do direito à universalização a impossibilidades das juventudes

    Ismael Martins Boeira, Dinora Tereza Zucchetti, Gabriel Grabowski, Gaudêncio Frigotto
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16239
  • O itinerário formativo técnico e profissional da contrarreforma do Ensino Médio nos Institutos Federais: uma análise do campo normativo

    Lucas Barbosa Pelissari, Maria Raquel Caetano
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16893
  • O “novo” Ensino Médio na Amazônia do Baixo Tocantins: perspectivas de professores de uma escola em tempo integral

    Anderson Conceição de Moraes Andrade, João Paulo da Conceição Alves
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16886
  • O novo Ensino Médio no estado do Paraná: uma análise histórico-dialética acerca da reformulação curricular

    Everton Koloche Mendes Barbosa, Marcos Vinicius Francisco
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16889
  • O novo Ensino Médio no Brasil: evidências para pensar o problema da segmentação e das desigualdades educacionais

    Cássio Silva, Davi Carvalho
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16887
  • Os fundamentos pedagógicos das escolas Firjan SESI para o Ensino Médio

    Bruno Gawryszewski, Gisele Andrade
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16883
  • Os sujeitos de tempo integral: estudo comparativo entre Ensino Médio integrado da rede federal e Ensino Médio de tempo integral gaúcho

    Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto, Caroline Simon Bellenzier, Junior Bufon Centenaro
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16836
  • Percursos formativos no contexto da implementação do novo Ensino Médio no Amazonas: de quem é a escolha?

    Juliana Mota de Castro, Rafaela Silva Marinho Caldas, Nádia Maciel Falcão
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16503
  • Projeto de vida no "novo" Ensino Médio no estado do Ceará e a institucionalização da agenda globalmente estruturada para a educação (AGEE)

    Vanessa Campos de Lara Jakimiu, João Eudes Alexandre de Sousa Júnior
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16910
  • Protagonismo juvenil e Ensino Médio: uma nova experiência por meio de uma parceria entre uma escola e uma universidade

    Kári Lúcia Forneck, Lucimara Fiorese, Jane Herber, Bianca Goergen, Rosilene Inês König, Willian Henrique Hoppe, Mara Betina Forneck
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16902
  • Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do Ensino Médio numa perspectiva histórico-dialética

    Ethyenne Goulart Oliveira, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Elsa Midori Shimazaki
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16512
  • Tensionamentos, disputas e implicações educacionais do novo Ensino Médio nas amazônias

    Silvia Cristina Conde Nogueira, Flavia Luenny da Silva Mota, Ruan Lucas de Souza Pereira, Michelle Evangelista dos Santos, Arminda Rachel Botelho Mourão
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16899
  • Traços históricos e culturais da Educação Física e sua relação com a reconfiguração do Ensino Médio

    Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v13i2.16119
Ver Todas as Edições