A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO TOPONÍMICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Ana Carolina Santos e Silva
  • Edson Soares Fialho
  • Rafael Stocco Trece

Resumo

A arte de nomear lugares é tão antiga quanto à própria existência humana. Desde os primórdios da ocupação humana, o ato simbólico de nomeação de lugares e pessoas, se apresenta como uma maneira geográfica de se obter singularidade na ocupação de um determinado espaço físico. O estudo da toponímia dentro de um âmbito pluridisciplinar se apresenta como um possível trajeto até o conhecimento do “modo de vida” de povos que ocupam ou ocuparam o espaço em questão. A partir do desenvolvimento intelectual e lingüístico, o indivíduo ou comunidade passa a denominar lugares, fenômenos, e a partir disso é revelada suas tendências sociopolíticas bem como religiosas e culturais. Essas características com o passar do tempo se mostram importantes ferramentas para a identificação de culturas de grupos étnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- ALVES, Juliana Araújo. Natureza, Sociedade e Cultura: A Amazônia (RE) Inventada a partir de seus topônimos. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br /ojs2/index.php/raega/ article/viewArticle/13975, acessado em 20 de setembro de 2011.

- CARVALHO, Francisco de Assis. Entre a Palavra e o Chão: Memória toponímica da Estrada Real. Disponível em: http:// www.simelp2009 .uevora.pt/pdf/slt63/09.pdf, acesso em 20 de setembro de 2011.

- FERREIRA, Aurélio. Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

- FURTADO, S. S. Curso de Formação de Topógrafos, Rio de Janeiro, 1957.

- GLUSZEVICZ, Ana C.; BORGES, Emilene S.; VIEIRA, Sidney G. Estudo da Geonimia Histórica do Rio Grande do Sul, anotada Com Base no “dicionário Geographico, Histórico e Descriptivo do Império do Brazil, 1885”. In: Encontro Nacional de Geografia, XVI, 2010. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos, Crise, Práxis e Autonomia: Espaços de Resistência e de esperanças.Porto Alegre: UFRGS. 2010

- HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. Ed. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2001.

- MENEZES, Paulo Ml: SANTOS, Cláudio J.B. Geonimia e

Cartografia: da pesquisa histórica ao geoprocessamento.

Londrina, V1, n1.p 75-92, maio/agosto 2008.

Downloads

Publicado

26-03-2011

Como Citar

SANTOS E SILVA, A. C.; FIALHO, E. S.; TRECE, R. S. A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO TOPONÍMICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 58–66, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9164. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos