A construção da consciência socioambiental no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i2.12604

Palavras-chave:

PIBID, Escola, Paisagem, ambiente, Teixieras-MG

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente de qualidade, é no presente trabalho o foco da reflexão sobre o ensino de Geografia, a partir da experiência sobre o papel capaz de viver os possíveis dramas e alegrias da prática docente, e também sobre a oportunidade de elaboração e aplicação do projeto “Consciência Socioambiental: uma proposta para o ensino de Geografia” desenvolvido por discentes do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, no município de Teixeiras-MG, que tem como pano de fundo os preceitos geossistêmicos que apontam para uma compreensão da totalidade do mundo, na esperança de contribuir para a Educação Ambiental com um olhar geográfico (comumente abordada no Ensino Básico pelas disciplinas de Geografia e Ciências/Biologia).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philipe de Freitas Sek, UNIVESIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Ex-Bolsista do PIBID-Geografia. Professor, Licenciado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mai: philipe.sek@ufv.br, https://orcid.org/0000-0003-3334-1082

Edson Soares Fialho, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Nascido no Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Pedro II (Unidade São Cristóvão). Graduou-se em Geografia (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 1998), com mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Viçosa (2002) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas à área de Geociências. Possui experiência na área de Climatologia Urbana e Geografia Física, atuando principalmente nos temas relacionados campo térmico, impacto meteórico, clima e saúde, (des)organização do território e meio ambiente. É coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia do DGE-UFV e Membro permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia da UFV e da UFES.

Referências

AGUILA, R. H. El papel de la Geografia Física em contexto del a educación ambiental y em la construcción de la sostenibilidad local. In: FIGUERÓ, A. S. e FOLETO, E. (orgs.).: Diálogos em Geografia Física. Santa Maria: EdUFSM, p. 158-190, 2011, 206p.

ANJOS, L. C. S.; COSTA, I. G. A contribuição do PIBID à formação docente. In: SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DO PIBID, 2, Anais..., Alfenas, UNIFAL – MG, 2012.

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. 4ed. Editora Bertrand: Rio de Janeiro, 1996, 332p.

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: Esboço metodológico. Revista RA‘E GA, Curitiba-PR, n. 8, p. 141-152, 2004.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Revista Terra Livre, São Paulo-SP, n. 16, p. 133-152, 1 2001.

CASSETI, V. A natureza e o espaço geográfico. In: MENDONÇA, F. KOZEL, S. (orgs.).: Elementos de Epistemologia da Geografia contemporânea. Curitiba: EdUFPR, p. 145-164, 2002, 265p.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: Ensaios de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008

CUNHA, L. F. F.; LEITE, C. M. A abordagem dos componentes físico-naturais na geografia escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 14, Anais..., Campinas: AGB, São Paulo-SP, 2019. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2905>. Acesso em 22 dez. 2020.

FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FIALHO, E. S. O meio ambiente: o discurso geográfico rumo a transdisciplinaridade. Revista Ponto de Vista, Viçosa-MG, v. 4, n. 1, p. 37-46, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9747>. Acesso em: 2 dez. 2020.

FIALHO, E. S. A geografia escolar e as questões ambientais. Revista Ponto de Vista, Viçosa-MG, v. 5, n. 1, p. 49-64, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9722. Acesso em: 2 dez. 2020.

FIALHO, E. S. As temáticas físicas e ambientais na Geografia Escolar. In: MAIA, D. C. (org.).: Ensino de Geografia em debate. p. 91-113, Salvador: EDUFBA, 2014. 125p. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/323268120_As_tematicas_fisicas_e_ambientais_na_Geografia_Escolar/stats#fullTextFileContent>. Acesso em 2 dez. 2020.

FIGUERÓ, A. S. Tradição e mudança em Geografia Física: Apontamentos para um diálogo interno. In: FIGUERÓ, A. S. e FOLETO, E. (orgs.).: Diálogos em Geografia Física. Santa Maria: EdUFSM, p. 17-43, 2011, 206p.

GERALDINE, C. F. G. O meio como ambiente: da emergência às críticas de um conceito. Ateliê Geográfico, Goiânia-GO, v. 8, n. 2, p. 198-220, 2014.

GONÇALVES, C. W. P. Os (des) caminhos do meio ambiente. 2ª ed., São Paulo: Contexto, 1990. 148 p.

KANASHIRO, C. S. Livro didático de Geografia: PNLD, materialidade e uso na sala de aula. 163f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, 2008.

LUCIANO, H. J.; MORAES, D. A. F.; MARTINS, N.; SANTOS, A. C. M. Vocação ou profissão? Representações do ser e fazer docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11, 2013, Curitiba-PR, Anais... Paraná, 2013. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7228_6177.pdf>. Acesso em 2 dez. 2020.

MARINHO, M. Geografia Física no ensino superior: entendimentos preliminares do conceito e das relações com a natureza. Revista Ponto de Vista, Viçosa-MG, v. 9, n. 3, p. 39-56, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10801>. Acesso em: 2 dez. 2020.

MENDONÇA, F. Geografia e meio ambiente. 9ª ed., 1ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2014. 80 p.

MENDONÇA, F. Geografia Socioambiental. Terra Livre, São Paulo-SP, n. 16, p. 113-132, 2001.

MENDONÇA, F. A Geografia (Física) brasileira e a cidade no início do século XXI: Algumas contingências e desafios. In: FIGUERÓ, A. S. e FOLETO, E. (orgs.).: Diálogos em Geografia Física. Santa Maria: EdUFSM, p. 45-58, 2011, 206p.

MONTEIRO, C A. F. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo, Contexto. 2001, 127p.

NOFFS, A. N.; RODRIGUES, R. C. C. A formação docente: Pibid e o estágio supervisionado.

e-Curriculum. São Paulo-SP. V. 14, n. 1, p. 357-374, 2016. Disponível: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/26851/19384>. Acesso em 2 dez. 2020.

NOFFS, N. A. A Ação dos Professores: da formação à articulação profissional: Processos de formação inicial de professores em contextos colaborativos: docência e práticas educativas desenvolvidas em escolas públicas do Estado de São Paulo - PIBID-PUC/SP. São Paulo: Artgraph, 2013.

NÓVOA, A Professores imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA Instituto de Educação Universidade de Lisboa, 2009.

OLIVEIRA, R. R.; MONTEZUMA, R. C. M. História ambiental e Geoecologia: Caminhos integrativos na Geografia Física. In: FIGUERÓ, A. S. e FOLETO, E. (orgs.).: Diálogos em Geografia Física. Santa Maria: EdUFSM, p. 191-206, 2011, 206p.

OLIVEIRA, J. G. R. A geografia escolar e o papel da geografia física. Revista Anekumene, Bogotá-COL, n. 9, p. 19-25, 2015. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/12644/8904. Aaesso em 3 dez 2020.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PETERSEN, J. F.; SACK, D.; GABLER, R. E. Fundamentos de Geografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

REHBEIN, M. O. Ensaios sobre o meio (ambiente): os significados de natureza por olhares geográficos. Revista Geografar, Curitiba-PR, v. 5, n. 1, p. 155-175, jan./jun. 2010.

REIS JÚNIOR, D. F. C.; PEREZ FILHO, A. Esperando a teoria: do holismo geo-sistêmico aos geossistemas. VI Simpósio Nacional de Geomorfologia, Geomorfologia Tropical e Subtropical: processos, métodos e técnicas, Goiânia, 6 a 10 de setembro de 2006.

ROQUE ASCENÇÃO, V. de O.; VALADÃO, R. C. Por uma geomorfologia socialmente significativa na geografia escolar: uma contribuição a partir de conceitos fundantes. Acta Geográfica, Roraima-RR, Edição Especial de Ensino de Geografia, p. 179-195, 2017. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4780>. Acesso em: 23 dez. 2020.

SILVEIRA, H. E. Mas, afinal: o que é iniciação à docência? Atos de pesquisa em educação, Blumenau, v. 10, n. 2, p. 354-368, 2015.

SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço Geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova, Barcelona-ESP, v. 5, n. 93, 2001. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/313. Acesso em 3 dez. 2020.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia Física (?) Geografia Ambiental (?) ou Geografia e Ambiente (?). In: MENDONÇA, F. KOZEL, S. (orgs.).: Elementos de Epistemologia da Geografia contemporânea. Curitiba: EdUFPR, p. 111-144, 2002, 265p.

VICENTE, K. C.; OLIVEIRA, J. G. R. Entendimento e práticas pedagógicas dos professores de Geografia relativos à Geografia Física. Revista Geografia em Atos, Presidente Prudente-SP, n. 14, v. 7, p. 8-

Downloads

Publicado

14-07-2021

Como Citar

SEK, P. de F. .; FIALHO, E. S. A construção da consciência socioambiental no ensino de Geografia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 01–20, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i2.12604. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/12604. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos