Por uma geografia climática escolar: o tempo e clima através das canções populares regionais

Autores

Palavras-chave:

Tempo; Clima; Ensino; Aprendizagem e Geografia

Resumo

Os problemas ambientais urbanos e rurais, muitas das vezes, decorrem de fenômenos atmosféricos extremos. Nos trópicos, especialmente as chuvas intensas e secas. Todavia, o presente ensaio busca mostrar como a população em diferentes lugares do Brasil se relaciona com a mudança do tempo atmosférico e o clima, bem como os sinais utilizados pelas populações. Para isso, utilizar-se-á, o exemplo da região sul e nordeste do Brasil, a partir do registro fonográfico de duas canções relacionadas ao homem do campo.

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Biografia do Autor

Edson Soares Fialho, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Nascido no Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Pedro II (Unidade São Cristóvão). Graduou-se em Geografia (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 1998), com mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Viçosa (2002) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas à área de Geociências. Possui experiência na área de Climatologia Urbana e Geografia Física, atuando principalmente nos temas relacionados campo térmico, impacto meteórico, clima e saúde, (des)organização do território e meio ambiente. É coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia do DGE-UFV e Membro permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia da UFV e da UFES.

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Publicado

30-06-2020

Como Citar

FIALHO, E. S. Por uma geografia climática escolar: o tempo e clima através das canções populares regionais. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 36–53, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9628. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos