OS TRABALHOS DE CAMPO COMO CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: TURISMO, LUGAR E PATRIMÔNIO

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos
  • Leomar Tiradentes
  • Rosselvelt J. Santos

Resumo

O presente artigo é referente ao trabalho de campo que teve como área deestudo duas áreas rurais do Município de Araguari (Triângulo Mineiro) denominados de Buracão e Fundão, executado na disciplina “Turismo e Espaço: os usos do rural e do urbano”, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da

 

Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo deste artigo é analisar os patrimônios, heranças e modos de vida na formação da paisagem sócio-cultural do lugar e buscar entender os mesmos como possível potencialidade turística regional e uma opção de trabalho de campo para o ensino de geografia. Compondo o patrimônio cultural do lugar estão: o patrimônio material e imaterial, fortemente perceptível na paisagem. Encontra-se no lugar algumas construções históricas de significativo valor cultural, assim como elementos constitutivos da cultura: a religiosidade, a culinária, os festejos, o artesanato, entre outros, construídos historicamente na formação da paisagem sócio-cultural do lugar. Quanto aos aspectos metodológicos, em primeiro plano foi realizada a pesquisa documental, tendo por base o levantamento das referências bibliográficas, e posteriormente o contato informal com os moradores locais. Conclui-se que os patrimônios materiais e imateriais da comunidade estudada representam atrativos turísticos importantes para o trabalho de campo e o ensino da geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- SANTOS, R. J. Turismo de Evento e o Potencial Turístico Cultural de Uberlândia (MG), o maior centro urbano da bacia do rio Araguari. In: LIMA, S. do C. & SANTOS, R. J. dos. Gestão Ambiental da Bacia do Rio Araguari. Uberlândia: Universidade Federal/Instituto de Geografia; Brasília: CNPQ, 2004. 221 p. p. 185 – 201.

- BORGES, B. A. M. T. Povoadores do Sertão do Rio da Prata. Uberaba: ed. Vitória, 1996.

- SANTOS, Roosevelt José. Pesquisa Empírica e Trabalho de Campo: algumas questões acerca do conhecimento geográfico. In. Revista Socie-dade & Natureza, nº 11, janeiro/dezembro, 1999.

- CLAVAL, P. A Geografia Cultural (Tradução de Luiz Fugazzola Pimenta e Margareth de Castro Afeche Pimenta). Florianópolis, Editora da UFSC, 1999.

- SANTOS, R. J. & ALVES, K. B. Registro do Patrimônio Cultural e Edificado das Áreas Diretamente Afetadas, de Entorno e Influência das Usinas Hidrelétricas de Capim Branco I e II. Uberlândia (MG): Composer, 2005. 152 p. p. 69-86.

- CARLOS, A. F. A. O Lugar No/Do Mundo. São Paulo: Hucitec, 1996. 7 - CARA, R. B. Territórios de Lo Cotidiano (puntos de partida para la reflexión). In: MESQUIRA, Z.; BRANDÃO, C. R. (Org.). Territó-rios do Cotidiano – uma introdução a novos olhares e experiências. Porto Alegre/Santa Cruz do Sul: Editoras da Universidade Federal do Rio Gran-de do Sul (UFRGS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), 1995. 206 p. p.67 – 75.

- MORAES, A. C. R. GEOGRAFIA: Pequena História Crítica. São Paulo: Editora Hucitec, 1990. Cap. 01, p. 13 – 20.

- BEZZI, M. L. Região: uma (re)visão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria (RS): Editora da UFSM, 2004.

Downloads

Publicado

26-03-2010

Como Citar

SANTOS, J. C. V.; TIRADENTES, L.; SANTOS, R. J. OS TRABALHOS DE CAMPO COMO CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: TURISMO, LUGAR E PATRIMÔNIO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 10–21, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9167. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos