Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente

  • Julio Emilio Diniz-Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Palavras-chave: Formação de Professores, Identidade docente, Pesquisa

Resumo

O propósito deste artigo é discutir, a partir das minhas leituras sobre as obras de pensadores estadunidenses como Michael Apple, Deborah Britzman, Thomas Popkewitz e outros, três modelos teóricos – o modelo essencialista, o modelo relativista e o modelo crítico-integrativo – que, de maneira consciente ou não, orientam as principais discussões acadêmicas a respeito da construção da identidade profissional docente. Ao fazer isso, a minha ideia não é rotular autores e seus trabalhos ou tentar achar uma maneira de encaixá-los em um ou outro modelo que sugiro nessa análise e sim enfatizar que diferentes lentes teóricas podem conduzir a análise dos dados empíricos para caminhos completamente diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-09-22
Como Citar
Diniz-Pereira, J. E. (2016). Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente. Educação Em Perspectiva, 7(1). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.735
Seção
Artigos