Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente

Autores

  • Julio Emilio Diniz-Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.735

Palavras-chave:

Formação de Professores, Identidade docente, Pesquisa

Resumo

O propósito deste artigo é discutir, a partir das minhas leituras sobre as obras de pensadores estadunidenses como Michael Apple, Deborah Britzman, Thomas Popkewitz e outros, três modelos teóricos – o modelo essencialista, o modelo relativista e o modelo crítico-integrativo – que, de maneira consciente ou não, orientam as principais discussões acadêmicas a respeito da construção da identidade profissional docente. Ao fazer isso, a minha ideia não é rotular autores e seus trabalhos ou tentar achar uma maneira de encaixá-los em um ou outro modelo que sugiro nessa análise e sim enfatizar que diferentes lentes teóricas podem conduzir a análise dos dados empíricos para caminhos completamente diferentes.

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Publicado

2016-09-22

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. Lentes teóricas para o estudo da construção da identidade docente. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.735. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6867. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos