A formação e o desenvolvimento profissional docente

controvérsias, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..11712

Palavras-chave:

Formação, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

A formação e o desenvolvimento profissional dos professores e a qualidade da aprendizagem dos alunos são campos intrinsecamente relacionados.  O tornar-se professor (o aprender a ensinar – profissionalização docente); a construção da identidade profissional; o crescimento e o desenvolvimento docente são campos influenciados diretamente pela escola, pelas reformas e os contextos social-políticos existentes. Este dossiê discute as diferentes feições que a formação e o desenvolvimento profissional docente podem apresentar, de modo a dar conta de formar profissionais capazes de constantemente construir novas práticas e novos saberes profissionais. Com este dossiê, busca-se compilar pesquisas que realçam as controvérsias, destacam os pontos críticos, os desafios, mas também elaboram outras perspectivas que permeiam o campo da formação e do desenvolvimento profissional docente. Assim, esperamos contribuir para a reflexão e a defesa de políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais de formação de professores, capazes de articular os tempos, os espaços e as condições necessárias de formação e de trabalho dos professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Publicado

2020-12-30

Como Citar

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. . A formação e o desenvolvimento profissional docente: controvérsias, desafios e perspectivas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020045, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.11712. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/11712. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.