Aproximações entre as categorias oprimido e subalterno de Paulo Freire e Antonio Gramsci

Authors

  • Edgar Pereira Coelho Universidade Federal de Viçosa
  • Cezar Luiz de Mari UFV

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.725

Keywords:

Subalterno, Oprimido, Educação, Teoria, Prática, Dialética.

Abstract

p { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 115%; widows: 2; orphans: 2; }p.western { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }p.cjk { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }p.ctl { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }a:link { color: rgb(0, 0, 255); }

Paulo Freire (1921-1997) e Antonio Gramsci (1891-1937) são pensadores que, apesar de viverem em épocas diferentes possuem pontos em comum em suas obras. Buscam entender a realidade social e produzir teorias e políticas que compreendam e superem suas contradições. Estudá-los, foi um modo pelo qual buscamos compreender as aproximações entre duas categorias centrais do pensamento de ambos, oprimido e subalterno. A análise destas categorias permitiu observar as aproximações entre os dois pensadores, a atualidade de suas produções e a centralidade dos sujeitos coletivos e da educação no processo histórico e social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edgar Pereira Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Docente do Departamento de Educação - DPE da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atua na graduação e na pós-graduação com conteúdos de fundamentos da educação.

Cezar Luiz de Mari, UFV

Docente do Departamento de Educação - DPE da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atua na graduação e na pós-graduação com conteúdos de fundamentos da educação.

Published

2016-09-22

How to Cite

COELHO, E. P.; DE MARI, C. L. Aproximações entre as categorias oprimido e subalterno de Paulo Freire e Antonio Gramsci. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 1, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.725. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6861. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos