Aproximações entre as categorias oprimido e subalterno de Paulo Freire e Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.725Palabras clave:
Subalterno, Oprimido, Educação, Teoria, Prática, Dialética.Resumen
p { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 115%; widows: 2; orphans: 2; }p.western { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }p.cjk { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }p.ctl { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }a:link { color: rgb(0, 0, 255); }Paulo Freire (1921-1997) e Antonio Gramsci (1891-1937) são pensadores que, apesar de viverem em épocas diferentes possuem pontos em comum em suas obras. Buscam entender a realidade social e produzir teorias e políticas que compreendam e superem suas contradições. Estudá-los, foi um modo pelo qual buscamos compreender as aproximações entre duas categorias centrais do pensamento de ambos, oprimido e subalterno. A análise destas categorias permitiu observar as aproximações entre os dois pensadores, a atualidade de suas produções e a centralidade dos sujeitos coletivos e da educação no processo histórico e social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.