PRODUÇÃO DE METANOL ATRAVÉS DA RECUPERAÇÃO DO CO2 EFLUENTE DE PROCESSOS QUÍMICOS: IMPORTÂNCIA, ANÁLISE ECONÔMICA E O IMPACTO NA REDUÇÃO DAS EMISSÕES DO CO2 PARA A ATMOSFERA

Autores

  • Eduardo Ramos Braga Durante o período da realização do artigo, estava veiculado a Universidade Salvador (UNIFACS), sob a orientação do professor Luiz Antônio de Magalhães Pontes. Atualmente não possuo vínculo com nenhuma instituição.

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp104-115

Palavras-chave:

Dióxido de carbono, Metanol, Sustentabilidade, Rentabilidade.

Resumo

Anualmente toneladas de dióxido de carbono (CO2) são lançadas na atmosfera por meio das indústrias. Este fato, além de causar grandes prejuízos ambientais, também acarreta desperdício energético, pois o CO2 pode ser utilizado como reagente em algumas reações. Uma delas é formação de metanol pelo gás de síntese. Tendo em vista essa possível aplicação do CO2, realizou-se então um estudo de viabilidade técnica e econômica para verificar se a produção de metanol através CO2 recuperado de processos químicos é ou não viável, com o objetivo de aliar sustentabilidade e rentabilidade. Com o auxílio do simulador Aspen HYSYS 2.2, foi possível dimensionar os principais equipamentos do processo em questão, e posteriormente o cálculo do investimento total e o fluxo de caixa foi realizado para 10 anos de operação. No fim, verificou-se que o projeto aqui proposto atingiu os critérios econômicos do valor presente líquido (VPL) e da taxa interna de retorno (TIR) e ainda resultou em uma diminuição de 75,13% da quantidade de CO2 que é emitido para a atmosfera. Com isso, este estudo atende tanto aos critérios econômicos, quanto ao critério de sustentabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ramos Braga, Durante o período da realização do artigo, estava veiculado a Universidade Salvador (UNIFACS), sob a orientação do professor Luiz Antônio de Magalhães Pontes. Atualmente não possuo vínculo com nenhuma instituição.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6932134527679523

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

Braga, E. R. (2016). PRODUÇÃO DE METANOL ATRAVÉS DA RECUPERAÇÃO DO CO2 EFLUENTE DE PROCESSOS QUÍMICOS: IMPORTÂNCIA, ANÁLISE ECONÔMICA E O IMPACTO NA REDUÇÃO DAS EMISSÕES DO CO2 PARA A ATMOSFERA. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(2), 104–115. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp104-115

Edição

Seção

Special Topics