ESTUDO DA ELETRODEPOSIÇÃO DO HIDRÓXIDO DE COBALTO APLICADO A SUPERCAPACITORES

Autores

  • Priscila Carvalho Machado Aguiar Universidade do Federal do Amazonas
  • Lianet Aguilera Domínguez Universidade do Federal do Amazonas
  • João Carlos Martins da Costa Universidade do Federal do Amazonas
  • Raimundo Ribeiro Passos Universidade do Federal do Amazonas
  • Leandro Aparecido Pocrifka Universidade do Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0696-0704

Palavras-chave:

Supercapacitores, Hidróxido de Cobalto, Eletrodeposição

Resumo

Os supercapacitores são usados como dispositivos de armazenamento de energia e possuem alta ciclabilidade e densidade de potência. Neste estudo produziu-se e avaliaram-se filmes de hidróxido de cobalto II (Co(OH)2), promissor nesse âmbito, obtidos por meio da eletrodeposição em substrato de titânio em célula eletroquímica de quatro eletrodos (dois contra-eletrodos de platina, titânio como eletrodo de trabalho e Ag/AgCl como eletrodo de referência). Um filme fino de hidróxido de cobalto foi obtido potenciostaticamente a -1,0 V por 10 minutos utilizando CoCl2 0,1 M como eletrólito. O desempenho eletroquímico do foi investigado por meio de voltametria cíclica e teste de carga e descarga, usando-se KOH 1 M como solução eletrolítica. Foi obtida uma satisfatória capacitância máxima de 428 F.g-1 em teste de carga e descarga a 0,5 mA.cm-2, além de ter sido possível observar comportamento pseudocapacitivo, confirmado pela espectroscopia de impedância eletroquímica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Carvalho Machado Aguiar, Universidade do Federal do Amazonas

Aluna de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica

Lianet Aguilera Domínguez, Universidade do Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Quimica - Universidad del Oriente Cuba (2004) e Mestrado em Quimica - Universidad del Oriente Cuba (2013). Atualmente cursa Doutorado em Química pela Universidade Federal do Amazonas na área de Físico-Química com ênfase em Desenvolvimento de Novos Materias e Dispositivos de Armazenamento de Energia Baseados em Óxidos.

João Carlos Martins da Costa, Universidade do Federal do Amazonas

Sou Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais (2016) e Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Tenho experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em síntese e Caracterização de Materiais Compósitos, Materiais Poliméricos através de Síntese Química e Eletroquímica (Galvanoplastia), Síntese de Óxidos Cerâmicos para Desenvolvimento de Novos Materiais Aplicados e Dispositivos de Armazenamento de Energia, Sensores, Corrosão e Nanotecnologia. Trabalhei na Indústria como Trainee na Indústria de Polímeros atuando: no Planejamento e Controle de Produção de Materiais Extrudados; Testes de Controle de Qualidade; Estudo nas Composições de Processo e Novos Produtos. Atuei no Polo de Duas Rodas (Automobilística) como Técnico no Controle de Qualidade em Processos de Estamparia, Soldagem (Metais e Alumínio), Tratamentos Térmicos, Termoquímicos e Superfíciais (Cromação, Niquelação, Pintura Metal e ABS), Testes Destrutivos e Não-Destrutivos, Medições com Instrumentos 3D, Análises Laboratoriais e Metalográfica).

Raimundo Ribeiro Passos, Universidade do Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Piauí (1997), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: energia alternativa, célula a combustível, células solares e eletrocatálise. Orienta alunos de PIBIC/PIBITI/Mestrado/Doutorado.

Leandro Aparecido Pocrifka, Universidade do Federal do Amazonas

Graduado em Química/Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Mestrado em Físico-Química na Universidade Federal de São Carlos (2005), Doutorado em Físico-Química na Universidade Federal de São Carlos (2009) e Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (2010). Desenvolve projetos na área de Química de Materiais, com ênfase em Desenvolvimento de Novos Materiais aplicados em Eletroquímica, Sensores, Corrosão e Nanotecnologia.

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Aguiar, P. C. M., Domínguez, L. A., Costa, J. C. M. da, Passos, R. R., & Pocrifka, L. A. (2017). ESTUDO DA ELETRODEPOSIÇÃO DO HIDRÓXIDO DE COBALTO APLICADO A SUPERCAPACITORES. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0696–0704. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0696-0704

Edição

Seção

General Articles