PROPOSTA DE MELHORIA BASEADA NA METODOLOGIA DMAIC EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE SAÚDE

  • Daiane Chiroli UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Luana Luiz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Donin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jean Tybuszeusky Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Seis sigma, Seis sigma healthcare, pronto atendimento, sistema de saúde pública

Resumo

Devido à crescente competitividade entre as empresas, as organizações têm novos desafios relacionados à disputa de mercado, sendo que esta situação não se limita apenas a organizações fabris, mas também abrange organizações prestadoras de serviço. Devido à disputa do mercado, as organizações têm se preocupado cada vez mais com a qualidade do serviço prestado e a satisfação do cliente, buscando oferecer aos clientes agilidade e qualidade na entrega do serviço. Com base nisso, o sistema Seis Sigma pode auxiliar a organização na redução da variabilidade, aumento na satisfação do cliente e na qualidade do serviço prestado. Diante deste cenário, o presente trabalho propõe a implementação parcial da metodologia DMAIC em uma unidade de saúde localizada na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná. Posteriormente à coleta e análise dos dados, foi calculado o nível sigma do processo, resultando em um valor de 1,34. A partir deste índice, uma meta foi definida e consequentemente um plano de ação desenvolvido e apresentado como uma proposta de melhoria à direção do hospital, podendo ser aceito ou adaptado de acordo com as necessidades identificadas pela organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Chiroli, UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, é docente do Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Luana Luiz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Engenharia de Produção

Marcelo Donin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Engenharia de Produção pela UTFPR-PG

Jean Tybuszeusky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Engenharia de Produção UTFPR-PG

Publicado
2020-01-16
Como Citar
CHIROLI, D.; LUIZ, L.; DONIN, M.; TYBUSZEUSKY, J. PROPOSTA DE MELHORIA BASEADA NA METODOLOGIA DMAIC EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE SAÚDE. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 0029-0035, 16 jan. 2020.
Seção
General Articles