PROPOSTA DE MELHORIA BASEADA NA METODOLOGIA DMAIC EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss1pp0029-0035Palabras clave:
Seis sigma, Seis sigma healthcare, pronto atendimento, sistema de saúde públicaResumen
Devido à crescente competitividade entre as empresas, as organizações têm novos desafios relacionados à disputa de mercado, sendo que esta situação não se limita apenas a organizações fabris, mas também abrange organizações prestadoras de serviço. Devido à disputa do mercado, as organizações têm se preocupado cada vez mais com a qualidade do serviço prestado e a satisfação do cliente, buscando oferecer aos clientes agilidade e qualidade na entrega do serviço. Com base nisso, o sistema Seis Sigma pode auxiliar a organização na redução da variabilidade, aumento na satisfação do cliente e na qualidade do serviço prestado. Diante deste cenário, o presente trabalho propõe a implementação parcial da metodologia DMAIC em uma unidade de saúde localizada na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná. Posteriormente à coleta e análise dos dados, foi calculado o nível sigma do processo, resultando em um valor de 1,34. A partir deste índice, uma meta foi definida e consequentemente um plano de ação desenvolvido e apresentado como uma proposta de melhoria à direção do hospital, podendo ser aceito ou adaptado de acordo com as necessidades identificadas pela organização.