Etnomatemática e suas implicações no processo de ensino aprendizagem da matemática no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14314-01eMots-clés :
Etnomatemática. Educação matemática. Sala de aula.Résumé
O presente artigo apresenta um relato das condições da educação brasileira, que tem sido questionada acerca de sua qualidade. Tais discussões giram em torno do modelo tradicional e, ainda contemporâneo de realizar o ensino aprendizagem nas salas de aula das escolas que tem gerado resultados insatisfatórios, tentando buscar opções para a melhora, muitos autores têm apontado alternativas para ganhar qualidade na aprendizagem do aluno. Aproximar a matemática de acontecimentos do dia a dia do aluno, fazendo com que ele perceba a aplicabilidade do que foi passado dentro da sala de aula é o principal objetivo desse trabalho, além de apresentar a Etnomatemática como uma linha de pesquisa para o ensino da Matemática, a metodologia aplicada é feita a partir de uma abordagem qualitativa, com conteúdo exploratório sobre o termo. Portanto, é possível analisar e concluir que encorajar o questionamento acerca de pensamentos e definições matemáticas, aproxima-se o aluno da matéria com a realidade, no qual o professor ao tentar trazer diversão para as aulas, ele consegue mudar a visão de que a matemática é difícil e incompreensível,e isso acontece através de jogos matemáticos e programas de computadores, além disso o docente é quem dá os primeiros passos em direção a esse caminho desafiador de alcançar uma educação de qualidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Journal of Engineering and Exact Sciences 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .