ANÁLISE DO ESTILO DE TRABALHO EM RELAÇÃO AO ALINHAMENTO CULTURAL DE DETERMINADO GRUPO DE ESTUDANTES DA ENGENHARIA QUÍMICA NA UFV
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss1pp0001-0013Mots-clés :
alinhamento cultural, Fundação Estudar, PCA, distância euclidianaRésumé
Buscou-se compreender a influência dos estilos de trabalho na relação de alinhamento cultural entre estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa e um grupo de empresas. Aplicou-se o teste de estilos de trabalho da Fundação Estudar e utilizou-se o modelo matemático de PCA para análise visual dos resultados. Com o cálculo da distância euclidiana entre o estudante e as empresas, obteve-se aquela com a qual o estudante apresenta maior compatibilidade. Verificou-se que as empresas se diferenciaram dos estudantes de modo geral e que a proximidade entre esses elementos tende a aumentar no decorrer do curso. Constatou-se que o fator Organizações Estudantis contribui para a aproximação dos estudantes às empresas e que a realização de estágios e projetos de Iniciação Científica ou Extensão não se mostraram relevantes nesse quesito. Dentre os atributos mensurados pelo teste, destacaram-se: Orientação pra Resultado, Ênfase em Recompensa, Agilidade e Agressividade.
This paper aimed to comprehend the influence of the organizational cultural profile (OCP) between Chemical Engineering students at Federal University of Viçosa (Brazil) and a group of companies. The OCP test was provided by Fundação Estudar, and the mathematical model of PCA was used for visual examination of the results. By calculating the euclidean distance between the student and each company, it was possible to establish which company was closest in affinity with each student. It was found that companies differed from students in general, and that the proximity between these elements tends to increase during the progression of the course. The Student Organizations factor contributes to increase the proximity between students and companies, while studentships and Scientific or Extension Projects did not show relevance in this subject. Among the attributes measured by the OCP test, “Result Orientation”, “Emphasis on Reward”, “Agility” and “Aggressiveness” are highlighted.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, U. F; SASTRE, G. (Org.). Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino superior. São Paulo: Summus Editorial, p. 236, 2009.
BOROCHOVICIUS, E; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014.
CHATMAN, J.A; JEHN, K. Assessing the Relationship between Industry Characteristics and Organizational Culture: How Different Can You Be? Academy of Management Journal, v.37, p.522-553, 1994.
ECHAVARRIA, M. V. Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas em engenharia. Revista EIA. Esc. Ing. Antioq, n.14, Envigado jul./dez. 2010.
FRANCO, G. Como utilizar o teste t de student. Disponível em: <http://manipulandodados.com.br/como-utilizar-o-teste-t-de-student/> Acesso em: 30/05/2017.
FUNDAÇÃO ESTUDAR, Manual técnico do Currículo Ene. São Paulo, 2016. Não publicado.
GLICK, W. H. et al. Studying Changes in Organizational Design and Effectiveness. Retrospective Event Histories and Periodic Assessments. Organization Science, v.1, n.3, p.293-312, 1990.
JOLLIFFE, I.T. Principal component analysis. New York: Springer-Verlag, 1986.
MANLY, B. F. J. Multivariate statistical methods: a primer. London: Chapman and Hall, 1986.
MELLO, M. F., SFALCIN, P., MACHADO, C. M., SCHMIDT, A. S. O Engenheiro Químico E O Mercado De Trabalho – Expectativas E Realidade. ENGEVISTA, V. 15, n. 2. p. 187 – 201. Universidade Federal de Santa Maria, Agosto 2013.
O`REILLY, C.A.; CHATMAN, J.A; CALDWELL, D.F. People and organizational culture: a profile comparison approach to assessing person-organization fit. Academy of Management Journal, Vol. 34, n. 3, 487-516, 1991.
RUSSO, G.M. Papel da congruência da cultura organizacional no desempenho das parcerias de terceirização. Tese (Doutorado em Administração) - PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIC?OSA. Projeto Politico Pedagógico do curso de Engenharia Química. Vic?osa, MG, 2010. Disponível em: <http://www.enq.ufv.br/arquivos/Projeto_Politico_Pedagogico.pdf> Acesso em: 30/05/2017
WU, W.; MASSART, D. L.; DE JONG, S. The kernel PCA algorithms for wide data. Part I: theory and algorithms. Chemom. Intell. Lab. Syst, v. 36, 165-172, 1997.